A terapia infusional é realizada pelos acessos venosos periféricos e/ou centrais, que podem ser subcutâneos, intradérmicos, intramusculares e endovenosos. A diferença na aplicação entre os acessos venosos é que os intravenosos periféricos podem ser agulhados ou flexíveis.
Absorção rápida. Dor pela punção e irritação local causada por alguns medicamentos. Lesão no paciente em caso de falhas na punção. Obtenção de resultados mais seguros.
É a introdução de uma droga diretamente na veia, em geral, nas veias superficiais dos membros superiores. Utilizada para ações imediatas, medicamentos irritantes no tecido muscular, volume da medicação.
A absorção é mais rápida por ser muito vascularizado, sendo menos dolorosa devido os músculos possuírem poucos nervos sensoriais. 1.
Na via subcutânea, os medicamentos são administrados debaixo da pele, no tecido subcutâneo. Nessa via, a absorção é lenta. As regiões de injeção subcutânea incluem as regiões superiores externas dos braços, o abdome, a região anterior das coxas e a região superior do dorso.
No caso das cápsulas e pílulas ingeridas pela boca, a primeira parada do princípio ativo é no estômago, após passar pela faringe e esôfago, chegando ao intestino, de onde os vasos sanguíneos absorverão os princípios ativos do medicamento.
A difusão de moléculas através da membrana plasmática depende de dois fatores: Diferença de concentração através da membrana; Coeficiente de Permeabilidade (P): determinado principalmente pela Lipossolubilidade da substância.
A dissolução pode ser definida como o processo pelo qual um fármaco é liberado de sua FF e se torna disponível para ser absorvido pelo organismo, logo, para que um fármaco possa atuar quando administrado por via oral, ele terá antes que se dissolver nos sucos gastrintestinais; sendo assim, após a administração por via ...
O tamanho da partícula, a velocidade de dissolução, área de superfície, polimorfismo do fármaco, formação de sais, permeabilidade lipofílica, pKa interferem na biodisponibilidade do fármaco.