Uma parte dos dedos em martelo podem ser tratadas sem a necessidade de cirurgia. Esse tratamento é feito através da imobilização da articulação distal do dedo com uma tala metálica mantendo o mesmo esticado. O tratamento dura 8 semanas e o acompanhamento deve ser frequente.
Durante a cirurgia o tendão é suturado e é colocado um pino no dedo que irá bloquear a última articulação, imobilizando o tendão por um período mínimo de oito semanas. Esse tempo é suficiente para haja a cicatrização do tendão. Após, o pino é retirado e inicia-se a reabilitação.
A combinação do dedo médio com o dedo anelar (vulgarmente conhecido como “seu- vizinho”) mostrou-se mais forte do que quando combinado com o dedo indicador. O estudo deixa a entender que o dedo médio é o mais forte e, por isso, deveria ser priorizado no momento da escalada.
O gelo deve ser utilizado quando há inflamação. Os sinais que indicam inflamação são: dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força). O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.
Quando isso acontece é recomendado que: