Quais são os instrumentos cirúrgicos básicos para uma sala de operação?
Instrumentos de corte ou dérese – Cabo de bisturi, lâmina e bisturi. – Bisturi elétrico, para corte e coagulação. Uma variante usada em neurocirurgia é eletro bipolar, com um corte mais delicado e preciso.
Pinças hemostáticas traumáticas
Exérese = remoção ou extirpação cirúrgica de órgãos ou de estruturas anatômicas.
A síntese visa reconstruir e restituir a integrida- de das estruturas, órgãos e tecidos que foram opera- dos usando-se porta agulhas, pinças anatômicas e dente de rato, agulhas e fios cirúrgicos (Figura 3).
O instrumental destinado à preensão estão todos direcionados a função de prender e segurar vísceras e órgãos, estão nestes grupos: as pinças “Babcock”, “Allis”, “Collin”, “Duval”, e outros. As pinças Allis são geralmente utilizadas para a fixação da musculatura e não devem ser utilizadas na pele.
Porta agulha é um instrumento cirúrgico usado para segurar uma agulha enquanto é feita a sutura de tecidos em cirurgias.
Instrumento cirúrgico não articulado cortante. Produzida em aço inoxidável. Utilizada para descolamento do periósteo, para cirurgias em geral.
O material cirúrgico pode ser dividido em simples e especial. A primeira classificação se trata de equipamentos médicos básicos em todas as intervenções. Já os especiais são usados em apenas algumas cirurgias específicas.
De acordo com os riscos de contaminação, as cirurgias são classificadas em: limpas, potencialmente contaminadas, contaminadas e infectadas.
De acordo a classificação norte-americana do CDC (Centro de Controle de Doenças) os procedimentos são classificados por potencial de contaminação em: limpo, contaminado, potencialmente contaminado e infectado.
Cirurgias Contaminadas – são aquelas realizadas em tecidos recentemente traumatizados e abertos, colonizados por flora bacteriana abundante, cuja descontaminação seja difícil ou impossível, bem como todas aquelas em que tenham ocorrido falhas técnicas grosseiras, na ausência de supuração local.
– Pequeno porte: Com pequena probabilidade de perda de fluido e sangue. Por exemplo: plástica, mamoplastia e endoscopia. Quanto ao tempo de duração as cirurgias ainda podem ser classificadas da seguinte forma: – Porte I: com tempo de duração de até 2 horas.