Os platelmintos são desprovidos de sistema respiratório. Nas espécies que vivem livres no ambiente, a respiração é aeróbica, sendo as trocas realizadas por meio de difusão epitelial, enquanto que nas espécies parasitas, é anaeróbica.
Resposta. O nome "platelminto" é do grego Platy, achatado +helmins, verme. Ou seja, verme achatado. Doenças que podem ser citas são: Cisticercose, esquistossomose, e teniase(doença da solitária).
As planárias não pode ser considerada platelminto parasita, pois ele não necessita de um hospedeiro para viver.
Resposta. Platelmintos é um filo pertencente ao Reino Animalia. Esse filo é composto por vermes achatados, triblásticos (três folhetos embrionários), acelomados, protostômios(blastóporo da origem a boca), neuromiários com simetria bilateral.
A aurícola é um órgão com função de perceber mudanças químicas no ambiente. São órgãos sensoriais com capacidade de perceber pequenas mudanças no pH da água. Essa estrutura é encontrada em animais do filo dos platelmintos, principalmente nas planárias.
O esquistossoma ou chistossoma (Schistosoma mansoni ou Shistosoma americanum) é um platelminto da classe trematóide causador da esquistossomose, uma verminose bastante perigosa e comum em áreas com saneamento precário.
No Brasil, a doença parasitária é causada pelo verme Trematódeo Schistosoma Mansoni. Ele tem a espécie humana como hospedeiro definitivo e os caramujos de água doce, do gênero Biomphalaria, como hospedeiros intermediários.
A esquistossomose é uma doença causada pelo Schistosoma mansoni, parasita que tem no homem seu hospedeiro definitivo, mas que necessita de caramujos, como B. glabrata,como hospedeiros intermediários para desenvolver seu ciclo evolutivo.