substantivo masculino Ação de passear, de percorrer um caminho para caminhar ou por distração: viajaram para um passeio nas montanhas. Lugar onde se passeia; praça, largo, jardim etc., destinados ao passeio.
Palavras que rimam com Passeio:
PASSEIO - parte da calçada ou da pista de rolamento, neste último caso, separada por pintura ou elemento físico separador, livre de interferências, destinada à circulação exclusiva de pedestres e, excepcionalmente, de ciclistas. ... Um pedestre é qualquer pessoa se locomovendo a pé nas vias públicas.
CALÇADA - parte da via, normalmente segregada e em nível diferente, não destinada à circulação de veículos, reservada ao trânsito de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano, sinalização, vegetação e outros fins.
Enquanto passeio diz respeito a “ parte da calçada ou da pista de rolamento, neste último caso separada por pintura ou elemento físico, livre de interferências, destinada a circulação exclusiva de pedestres e, excepcionalmente, de ciclistas. ”
No geral, o proprietário do imóvel, residencial ou comercial, é responsável pela reforma e conservação das calçadas. Ao Estado cabe a função de fiscalizar a conservação da via pública. Caso o pedestre sofra danos corporais causados por defeitos nas calçadas, a responsabilidade é do município.
Por isso fizemos uma lista com algumas palavras que tem outros sinônimos em diferentes locais do país.
Mandioca, aipim ou macaxeira No Sul e Sudeste do país, exceto o Rio de Janeiro, todo mundo diz mandioca. No Norte e Nordeste vira macaxeira ou aipi.
A coleta das respostas para a questão 196/QSL/ALiB resultou em sete itens lexicais: calçada, passeio, passarela, beirada, acostamento, lateral e guarda-mão (Tabela 1).
No Sudeste é conhecida como "Tangerina". No Sul, a galera come "Bergamota". Já no Nordeste, é chamada de "Mimosa" e "Laranja-Cravo". Existem outras variações como "Mandarina", "Fuxiqueira" e "Manjerica".
Mexerica. No Sul, bergamota; no Nordeste, mimosa; no Sudeste, tangerina. Esses são alguns nomes da mexerica, que também pode ser conhecida por mandarina e ou ainda Ponkan, dependendo da região em que você estiver (ou da variação da fruta que você encontrar no mercado).
De norte a sul do país, a tangerina ganha nomes diferentes e, isso ninguém pode discordar. Bergamota, vergamota, mimosa, mexerica e até 'tanja'. Mas seja lá ou cá, essa história de Robson não faz nenhum sentido.
A tangerina é conhecida por muitos outros nomes em Portugal e no Brasil, como clementina, tangera, mexerica, laranja-cravo, mimosa, mandarina, poncã, entre outros. Terá sido trazida de Tânger para Portugal, daí o seu nome, embora noutros países da Europa a sua introdução tenha sido mais tardia.
A tangerina (Citrus reticulata), também conhecida como mexerica, laranja-mimosa, mandarina, fuxiqueira, poncã (ou ponkan), manjerica, laranja-cravo, mimosa e bergamota, é uma fruta cítrica de cor alaranjada e sabor adocicado.
São quatro as variações de tangerinas (ou bergamota para os gaúchos): ponkan, montenegrina ou mimosa, mexerica e murcote ou morgote.
A tangerina (citrus reticulata), também conhecida como mexerica e bergamota, possui várias espécies, dentre elas está a poncã (ou ponkan), olé, carioca e verona. Por aqui, o comum é a poncã. Elas são frutas cítricas de pele fina e sabor memorável, que variam de muito doce a azedo.
Tanto a ponkan quanto a mexerica são tangerinas, com sabor, aroma e aspecto bem parecidos. ... Os especialistas ainda apontam uma outra distinção: a mexerica possui em sua casca muito mais óleos essenciais – substâncias que deixam aquele cheiro forte e ácido quando se descasca a fruta – do que a ponkan.
A mexerica (chamada de bergamota no Rio Grande do Sul) é extraída da planta Citrus deliciosa, que dá frutos levemente menores e mais ácidos. Já a ponkan tem um sabor mais doce, casca mais grossa (de cor laranja amarelada) e é mais comum e extraída da planta Citrus reticulata (de onde vem a maioria das tangerinas).