O ciclo celular pode parar em determinados pontos e só avançar se determinadas condições se verificarem, tais como a presença de uma quantidade adequada de nutrientes ou quando a célula atinge determinadas dimensões. A regulação do ciclo celular é realizada pela presença de ciclinas e quinases ciclino-dependentes.
Qual das seguintes afirmações sobre reguladores de ciclo celular é verdadeira? ... Os níveis de ciclinas não mudam drasticamente durante o ciclo celular.
Nas células cancerígenas ocorrem anomalias durante o ciclo celular. A mitose perde o seu controle crescendo cada vez mais originando um tumor. Esse crescimento descontrolado decorre da ativação de proto-oncogenes. Ou seja, genes normais que se tornam um oncogene devido a uma mutação ou ao aumento de expressão gênica.
Sendo assim, as células cancerosas apresentam quatro características que as distinguem das células normais: proliferação descontrolada, diferenciação e perda de função, poder de invasão e capacidade de sofrer metástases.
O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais.
A única relação entre o câncer e a divisão celular (mitose), é que quando há uma divisão celular descontrolada pode ocorrer, no entanto, o câncer; Os inibidores celulares tem por função impedir a divisão celular quando as condições não são as corretas, assim a baixa ação desses inibidores pode causar câncer.
Outro mecanismo crescimento secundário do câncer é a invasão tumoral. Nela, as células cancerosas penetram os tecidos vizinhos mantendo uma continuidade anatômica com o tumor de origem — ao contrário da metástase, que é o crescimento do tumor à distância.