O movimento circular é resultado da aplicação de uma força centrípeta perpendicular à direção da velocidade de um corpo que se move com velocidade constante ou variável. Movimento circular é o movimento de rotação de um corpo em torno de um eixo ao longo de uma trajetória circular de raio constante.
É uma linha formada pela união de todas as posições que podem ser ocupadas por um móvel durante o seu movimento. Essa trajetória também depende do referencial adotado. Em resumo, trajetória é o caminho descrito pelo móvel. Exemplo: Um avião apresenta velocidade constante.
Um objeto que executa movimento circular com frequência de 60 Hz, por exemplo, completa 60 rotações a cada segundo. A transformação entre as unidades Hz e r.p.m é feita pela multiplicação ou divisão dos valores por 60, pois 1 minuto corresponde a 60 s.
Para resolver a questão, é necessário encontrarmos a frequência da roda-gigante em Hz. Uma vez que ela realiza uma volta completa a cada 30 segundos, sua frequência é de 2 rpm. Para convertermos essa frequência em Hz, dividimos seu módulo por 60. Depois disso, podemos aplicá-la na fórmula de velocidade no MCU.
Definimos a frequência como sendo o inverso do período, ou seja, no Sistema Internacional de Unidades (SI), a frequência nada mais é do que o número de voltas dadas a cada segundo. Por exemplo, se um disco efetua 10 voltas por segundo, dizemos que cada volta é 1/10 de segundo.
Esse tempo em particular recebe o nome de período (T). Desse modo, a frequência é o inverso do período. Por exemplo, se o coração de um bebê recém-nascido bate em uma frequência de 120 vezes por minuto, o seu período (intervalo entre os batimentos) é metade de um segundo.
Para acessar a funcionalidade, acesse o Menu Ferramentas > Mais Ferramentas > Frequência de Mercado. Nesta janela é possível identificar as seguintes informações: Amplitude; Frequência; Alvo Scalping; Gráfico por Evento; Meta Dia; e Stop dia.