Monocromia:E uma pintura que emprega vários tons de uma mesma cor. Policromia:É a arte feita com várias cores.
A serigrafia é uma técnica de impressão, derivada do processo de gravura, no entanto pouco explorada enquanto instrumento pedagógico; daí a necessidade de se conhecer os principais processos da arte/técnica da serigrafia e a relação entre esses dois elementos.
O processo de serigrafia consiste na vazão de tinta através da pressão de um puxador ou de um rodo, tudo por meio de uma tela de seda preparada anteriormente. Sendo assim, a matriz serigráfica – a tela – é esticada em um quadro e é gravada por meio de uma emulsão fotossensível e posta sobre um fotolito.
Serigrafia, silk-screen ou impressão a tela é um processo de impressão permeográfica de texto ou figura (gravura planográfica) em uma superfície, na qual a tinta é vazada, pela pressão de um rodo ou espátula, através de uma tela preparada.
Lista de material para serigrafia
A impressão digital em camisetas, também conhecida como DTG ou silk digital, é uma técnica que permite estampar o tecido exatamente com a imagem desejada. Com o uso de uma impressora à jato de tinta, a imagem é transferida diretamente para a camiseta.
O que é o processo de serigrafia (Silk Screen)? A gravação da imagem na superfície acontece por um processo de foto-sensibilidade, em que a tela é preparada com uma emulsão com alta sensibilidade à luz. O processo é repetido para cada cor da gravura, o que resulta em telas nas quais são aplicadas cores individuais.
Caso você deseje ter uma estamparia ou uma marca de estampas personalizadas, uma impressora de silk digital de pequeno porte pode custar em torno de R$e o custo de impressão de cada camiseta gira em torno de R$1,00.
Dentre as opções mais utilizadas atualmente, podemos destacar a sublimação e a serigrafia, também conhecida como silk screen. No entanto, para encontrar o melhor processo você deverá considerar alguns fatores importantes, como a durabilidade da estampa, o custo-benefício, a agilidade na entrega da peça, dentre outros.
A principal vantagem do processo de serigrafia com relação à sublimação é a possibilidade de realizá-lo em tecidos escuros. Outro fator a ser considerado é a composição da peça. A sublimação só pode ser realizada em tecidos com no mínimo 80% poliéster. Caso contrário, a serigrafia é um processo mais indicado.
Por outro lado, o custo benefício do Silk é justificado quando o custo do pedido é diluído em uma remessa com uma qualidade maior de peças, já o Transfer se mantém ou baixa muito pouco o valor em grande quantidade.
Pensando de forma prática: podemos tomar o Silk Digital como exemplo de impressão direta, uma vez que a estampa é feita direto na camisa. Já o Transfer e a Sublimação necessitam que a estampa seja impressa em algum papel específico para, depois, ser passada para a peça. Neste caso, ocorre a impressão indireta.
Nessa técnica, a tinta, que está no papel, passa do estado sólido para o gasoso, enquanto marca a peça desejada. Para fazer isso, basta colocar o tecido que deseja sublimar e o papel sublimático em uma prensa. O calor do equipamento é o que faz a transferência de imagem entre os objetos.
Sublimação é um processo de mudança de fase em que uma substância é tomada diretamente de um sólido para um estado gasoso sem se tornar um líquido no meio. Um exemplo comum de sublimação é o gelo seco. ... Quando algo sólido se transforma em gás sem primeiro se tornar líquido, isso é sublimação.
Tecidos mistos que tenham no mínimo 60% de fibras sintéticas, com o poliéster e a poliamida na sua composição, podem tranquilamente ser usados para sublimação. Entre os principais tecidos, podemos citar: Poliéster+ Algodão – PA. Poliester+ Elastano.
A sublimação é uma técnica de estamparia de tecidos de fácil utilização e capaz de suportar ampla variedade de cores. Embora já popularizada, a técnica ainda é alvo de muitas dúvidas, especialmente em relação aos tipos de tecidos a serem utilizados.
Já ouviu falar em sublimação? Esse é mais um dos processos de impressão utilizado no mercado. ... Muito usado em empresas especializadas em brindes, a sublimação transfere para superfícies como porcelana, vidro, cerâmica, entre outros materiais, uma imagem ou arte gráfica.
Sublimação nada mais é que a transformação do estado sólido direto para o estado gasoso. Assim como o gelo seco e a naftalina. Em termos práticos a imagem impressa no papel é o sólido, quando aplicado calor e pressão, ela se transforma em vapor e é transferida para o produto.
Sublimação é o nome dado ao processo que transfere imagens impressas em papel especial para camisas compostas de poliéster. ... Se você quer uma impressão rápida, prática e com resultado duradouro em suas camisas de poliéster, a melhor opção é utilizar a técnica de sublimação.
O processo da sublimação é parecido com o do tranfer: a estampa é impressa em um papel e “passa” para a camiseta em uma prensa térmica. A principal diferença é que a tinta adere ao tecido ao invés de ficar sobre ele. ... Elas podem ser produzidas em menos de uma hora e a estampa pode ter diversas cores.
Nesse processo, a tinta é transferida do papel para o objeto desejado. Além da aplicação em camisas, é possível aplicar em chinelos, canecas e outros itens. A estampa em transfer é bastante tradicional e, resumidamente, há a colagem da tinta impressa no objeto utilizando uma prensa térmica.
A principal característica do transfer sublimático é que a tinta se incorpora ao tecido, ao invés de ficar sobre ele, como outros tipos de transfer. Este tipo de impressão é permanente e permite o usuário lavar e usar o produto quantas vezes desejar. Assim, a estampa não irá descascar ou desbotar.
4 Modelos de papel transfer para utilizar em sua estamparia
Tinta Sublimática: a de melhor qualidade e mais recomendada para utilização de quem trabalha com sublimação. A tinta sublimática é utilizada com papel transfer por meio de prensas térmicas.
O papel sublimático é o melhor tipo de papel para trabalhos de sublimação, permitindo ao profissional conseguir maior qualidade na maior parte de seus produtos, inclusive cerâmica, tecidos sintéticos, acrílico, alumínio e vidro, entre outros.