– Freqüência esperada (E) pode ser calculada para cada célula: – Multiplicando-se o total das freqüências das linhas pelo total das freqüências das colunas. – Dividindo-se o resultado pelo grande total das freqüências.
Teste Chi Quadrado de Pearson no Excel
Então no equilíbrio as frequências genotípicas podem ser deduzidas a partir das frequências gênicas em cada população....o equilíbrio de Hardy-Weinberg.
Outra maneira de dizer isso é que o número de graus de liberdade é igual ao número de “observações” menos o número de relacionamentos necessários entre as observações (por exemplo, o número de estimativas de parâmetros).
Relembrando o conceito estatístico, o total de graus de liberdade do teste T é calculado da seguinte forma: (qtde respostas no grupo1 + qtde respostas no grupo2 – 2). Neste caso, temos 11 respostas em cada grupo, resultando em (11 + 11 – 2) = 20 graus de liberdade. Obtendo os resultados, passamos para a interpretação.
CLASSIFICAÇÃO FUNCIONAL DAS ARTICULAÇÕES SINOVIAIS: • 1 GRAU DE LIBERDADE (MONOAXIAL): movimento em torno de 1 (um) EIXO, e, portanto, ocorrendo em apenas um PLANO. Exemplo: Cotovelo. 2 GRAUS DE LIBERDADE (BIAXIAL): 2 (dois) EIXOS de movimentos, portanto, movimento em dois PLANOS. Exemplo: Rádio-Cárpica.
Em termos cinemáticos, o joelho humano é um sistema articulado com 6 graus de liberdade (6 DOF - degrees-of-freedom), permitindo movimentos combinados e independentes de rotação e translação, sendo a flexão/extensão o principal movimento (rotação em torno do eixo x).
Articulação Triaxial – Quando uma articulação realiza movimentos em torno de três eixos (3 graus de liberdade). As articulações que além de flexão, extensão, abdução e adução, permitem também a rotação, são ditas triaxiais, cujos exemplos típicos são as articulações do ombro e do quadril.
-Movimento, as vértebras articuladas entre si oferecem toda mobilidade da coluna vertebral. A coluna é um complexo que apresenta seis graus de liberdade, realizando os movimentos de: Flexão, extensão, inclinação lateral direita, inclinação lateral esquerda, rotação direita, rotação esquerda.
A coluna vertebral realiza movimentos de flexão e extensão no plano sagital, lateralização à direita e lateralização à esquerda no plano coronal e rotação ou circundução no plano longitudinal. A função primária da coluna vertebral é dotar o corpo de rigidez longitudinal, permitindo movimento entre suas partes.
Coluna vertebral (espinha)
A coluna cervical realiza os movimentos de: flexão, extensão, inclinação lateral à esquerda e à direita e rotação à esquerda e à direita: - Flexão ou flexão anterior: movimento, no plano sagital, em que o mento se aproxima da parede anterior do tórax.
O movimento no plano transversal é circular e ocorre em torno de um eixo vertical, como na rotação do tronco ao redor da coluna vertebral ou aproximando os braços em uma mosca no peito.
Os músculos reto anterior, reto lateral da cabeça, reto posterior maior e menor da cabeça, os oblíquos superior e inferior da cabeça atuam para mover a cabeça e a Page 18 23 porção superior da coluna cervical independente da porção inferior da coluna cervical (SCOTT, 2006).
1- Eixo Látero-Lateral: estende-se de um lado ao outro, da direita para esquerda, perpendicular ao plano sagital. Esse eixo também é conhecido como Transversal ou Horizontal. (Figura 5) Esse eixo possibilita os movimentos de flexão e extensão. Ex.: Articulação do ombro, do cotovelo, etc.
As ações articulares ocorrem em torno de um eixo horizontal ou transversal e incluem os movimentos de flexão e extensão. O Plano Frontal ou Coronal divide o corpo em partes anterior (ventral) e posterior (dorsal). As ações articulares ocorrem em torno de um eixo anteroposterior (AP) e incluem a abdução e a adução.
Os eixos existentes são eixo sagital ou ânteroposterior une o centro do plano ventral (anterior) ao centro do plano dorsal (posterior). ... O eixo transversal ou láterolateral une o centro do plano lateral direito ao centro do lateral esquerdo e vice-versa. Veja o modelo.