EQST

O Que Filariose Linftica Humana?

O que é filariose linfática humana?

A filariose linfática (FL), doença parasitária crônica, é causada pelo verme nematóide Wuchereria bancrofti, sendo também conhecida como bancroftose. Sua transmissão se dá pela picada da fêmea do mosquito Culex quinquefasciatus infectado com larvas do parasito.

Como ocorre a transmissão da filariose linfática?

Como ocorre a transmissão da Filariose Linfática (Elefantíase)? A transmissão da Filariose Linfática se dá basicamente pela picada do mosquito Culex quiquefasciatus (pernilongo ou muriçoca) infectado com larvas do parasita.

Qual o modo de transmissão da filariose?

O agente transmissor é o nematódeo Wulchereria bancrofti e tem como vetor o mosquito Culex quinquefasciatus, popularmente conhecido como pernilongo, muriçoca ou carapanã. O macho adulto mede cerca de 4 cm de comprimento, e a fêmea, entre 7 cm e 10 cm.

O que é oncocercose?

A Oncocercose é uma doença parasitária crônica decorrente da infecção produzida pelo nematódeo Onchocerca volvulus, que se localiza no tecido subcutâneo das pessoas atingidas. A causa principal é a picada do inseto conhecido como borrachudo ou pium infectado com larvas do parasita.

O que é Estrongiloidíase Quais os sintomas?

Estrongiloidíase é a infecção causada por Strongyloides stercoralis. Manifestações incluem exantema e sintomas pulmonares (incluindo tosse e sibilos), eosinofilia e dor abdominal com diarreia.

Qual o nome da doença causada pela onchocerca volvulus?

Oncocercose é uma infecção causada pelo nematódeo filarioide por Onchocerca volvulus. Os sintomas são nódulos subcutâneos, prurido, dermatite, adenopatia, atrofia e formação de cicatrizes na pele, e lesões nos olhos que podem levar à cegueira.

Em qual grupo de vermes são incluídos os causadores da oncocercose?

A oncocercose, também conhecida como "cegueira dos rios" ou "mal do garimpeiro", é uma doença causada por infecção pelo verme parasita Onchocerca volvulus. Sintomas incluem coceira, caroços sob a pele e cegueira. Ela é a segunda causa mais comum de cegueira devido a uma infecção, depois da tracoma.

O que é a ascaridíase?

Ascaridíase é a infecção causada por Ascaris lumbricoides, um verme nematódeo intestinal ou, ocasionalmente, por Ascaris suum (que causa ascaridíase em porcos). As pessoas adquirem a infecção ao engolir ovos do verme nematódeo, geralmente nos alimentos.

Como diagnosticar Ascaris lumbricoides?

O diagnóstico laboratorial da ascaridíase baseia-se no exame parasitológico de fezes com pesquisa de ovos do parasito. Os vermes adultos de A. lumbricoides podem ser encontrados ao exame macroscópico das fezes. Na fase de migração larvária podem ser encontradas larvas no escarro.

Qual a forma infectante da Ascaris lumbricoides?

Há multiplicação das células germinativas, formando a promeira larva (L1). Depois vira a larva rabditóide (L2), que é a forma infectante e que é ingerida na água contaminada, por artrópodes, pássaros., poeira, ... No estômago, a casca é amolecida, vai para o intestino e é libertada no ceco.

Qual é o hospedeiro intermediário da Ascaridiase?

Ancylostoma duodenale Ancylostoma braziliense Page 11 Ascaridíase Page 12 Ascaridíase Agente etiológico: Ascaris lumbricoides Hospedeiro definitivo: homem. Hospedeiro intermediário: não há. Sítios parasitados: intestino delgado. A ascaridíase é a popular “lombriga”.

Como ocorre o ciclo da Ascaridiase?

Ciclo de Vida Os ovos podem contaminar o solo, a água ou alimentos. E assim, serem ingeridos por um hospedeiro, como o porco ou o homem. Os ovos infectantes ingeridos liberam as larvas no duodeno, no intestino delgado. Agora livres, as larvas atravessam a parede do intestino delgado e alcançam a corrente sanguínea.

Em que parte do corpo humano ocorre a reprodução do Ascaris lumbricoides?

b) A infecção por Ascaris lumbricoides no ser humano acontece através da ingestão de água e alimentos contaminados com ovos do nematoide. c) A reprodução de Ascaris lumbricoides acontece no intestino delgado.

Qual o tratamento para Ascaris lumbricoides?

Albendazol (ovocida, larvicida e vermicida), 400 mg/dia, em dose única para adultos; em crianças, 10 mg/kg, dose única; Mebendazol, 100 mg, 2 vezes ao dia, durante 3 dias consecutivos.

Qual o habitat da A lumbricoides?

HÁBITAT/MODO DE VIDA: Ascaris lumbricoides é um Nematoda, parasito que vive no intestino delgado do homem, principalmente no jejuno e íleo. Pode ficar preso à mucosa com auxílio de seus fortes lábios ou migrar pela luz intestinal.

Quais os sintomas da Ascaris lumbricoides?

Devido ao espalhamento das larvas, febre, dor de barriga, diarreia, náuseas, bronquite, pneumonia, convulsões e esgotamento físico e mental são alguns sintomas que podem se apresentar; dependendo do órgão que foi afetado. Entretanto, em muitos casos a verminose se apresenta assintomática.

O que é ovos de lumbricoides?

OVO FÉRTIL de formato oval ou quase esférico de casca espessa e célula ovo no interior, formada por três camadas apresentando em média, 60µm de comprimento. A camada mais externa recebe o nome de membrana mamilonada.

Como evitar o Ascaris lumbricoides?

Mas a prevenção através de hábitos higiênicos é a melhor maneira de prevenir a ascaridíase:

  1. Lave bem os alimentos antes do consumo;
  2. Prefira alimentos cozidos;
  3. Lave sempre as mãos;
  4. Mantenha o local de preparação dos alimentos limpo;
  5. Beba apenas água filtrada;
  6. Mantenha sua higiene pessoal em dia.

O que previne a ascaridíase?

Para evitar a infecção por Ascaris lumbricoides é importante adotar medidas de prevenção, como por exemplo lavar bem as mãos após utilizar o banheiro, lavar os alimentos antes de prepará-los, evitar o contato direto com as fezes e beber água potável, por exemplo.

Como adquirir ascaridíase?

Ascaridíase é a infecção causada por Ascaris lumbricoides, um verme nematódeo intestinal ou, ocasionalmente, por Ascaris suum (que causa ascaridíase em porcos). As pessoas adquirem a infecção ao engolir ovos do verme nematódeo, geralmente nos alimentos.

Como evitar vermes intestinais?

Como evitar os vermes?

  1. Beber somente água fervida ou filtrada.
  2. Lavar com água fervida ou filtrada as frutas, verduras e legumes ou lavá-las usando pastilhas de cloro que podem ser compradas nas farmácias.
  3. Ferver, por pelo menos 5 minutos, as chupetas e os bicos de mamadeira, antes de usá-los.

O que causa vermes?

Os sintomas de vermes intestinais surgem devido à ingestão dos ovos e cistos desses microrganismos que estão presentes na terra, carnes cruas ou superfícies sujas, e que se desenvolvem no intestino, provocando sintomas como barriga inchada, dor abdominal ou comichão no ânus.

Como acabar com vermes nas fezes?

Os remédios mais utilizados no tratamento de vermes intestinais são o Albendazol e o Mebendazol, mas deve-se consultar o clínico geral antes de se fazer uso de qualquer um dos dois medicamentos, uma vez que existem diversos tipos de vermes, podendo ser recomendado o uso de outros anti-parasitários, como Secnidazol, ...