Como saber o probiótico que preciso? Existem basicamente dois cenários para que uma pessoa tome probióticos: Ter algum problema intestinal existente. Ser relativamente saudável e estar buscando manter a saúde intestinal.
De acordo com uma pesquisa do Clinical Infectious Diseases, apesar de secundários, em alguns casos, os probióticos podem causar sintomas gastrointestinais menores, como cólicas abdominais, náuseas, fezes moles, flatulência e distúrbios do paladar.
São aconselhadas curas de dois meses, pelo menos, para obter os primeiros resultados, mas alguns investigadores avaliaram de forma positiva curas com duração de um ano. Idealmente, os probióticos devem ser tomados ao pequeno-almoço e ao jantar.
Segundo a nutricionista, a dose recomendada para adultos é de 5 bilhões de unidades formadoras de colônias (UFC)/dia/g ou ml de produtos, durante, pelo menos, cinco dias, para que o probiótico exerça algum benefício à saúde: "Embora a dose preconizada seja esta, os efeitos terapêuticos apresentam doses variáveis de 106 ...
Quando a composição das bactérias intestinais se desequilibra e a população normal de probióticos é interrompida, pode levar a efeitos negativos à saúde, como aumento do risco de doenças como a síndrome do intestino irritável (SII) e sintomas digestivos como diarreia (confira aqui estudos a respeito: 3, 4).
Nossa conclusão é que a pesquisa realizada pela Universidade de Milão nos deixa mais “tranquilos” caso esquecermos de tomar os probióticos na noite anterior, antes de dormir. Dessa forma, nós poderemos tomá-los no dia posterior logo pela manhã e ainda sim receberemos os efeitos benéficos das bactérias do bem.
Tanto os adultos como as crianças podem consumir mais de um frasco por dia, entretanto, o hábito de consumir no mínimo um frasco de 80g por dia é suficiente para atingir o objetivo de contribuir para o equilíbrio da microbiota intestinal com o probiótico da Yakult.
Adultos saudáveis podem adicionar probióticos à dieta com segurança visto que, em geral, estudos indicam que o seu consumo não traz qualquer tipo de risco à saúde. Mas não precisa exagerar, não é? Inclusive, para quem tem intolerância à lactose, existem produtos feitos de probióticos e sem lactose.
O vermelho é o Leite Fermentado Yakult, possui 16 bilhões de Lactobacillus casei Shirota, 51 kcal e é recomendado para toda a família. O verde é o Yakult 40, possui 40 bilhões de Lactobacillus casei Shirota, 51 kcal e é recomendado para adultos com vida agitada ou idade avançada.
Incluídos com frequência na dieta, eles podem ajudar, e muito, nossa saúde
Pode ajudar na perda de peso O leite fermentado é pouco calórico e, assim, pode ajudar no emagrecimento. Por promover o melhor funcionamento do intestino, também ajuda a reduzir o inchaço abdominal e a desinchar.
O autor do estudo, Simon Gaisford, afirma que em sua forma líquida os probióticos são melhores do que em capsulas. Ele recomenda tomar em jejum ao acordar, pelo menos dez minutos antes de comer, para reduzir a chance de as bactérias benéficas serem mortas pelos fluidos do estômago.
Leite fermentado ajuda a equilibrar a flora intestinal e a combater prisão de ventre. Por ser fontes de lactobacilos vivos (bactérias do bem), o leite fermentado é ótimo para equilibrar a flora intestinal, fortalecer a imunidade e reduzir tanto as bactérias nocivas quanto as toxinas do organismo.
Os especialistas explicam que algumas pessoas podem sentir desconforto intestinal ao tomar grandes doses de leite fermentado. “O ideal é iniciar o consumo com pequenas doses e ir aumentando conforme as necessidades individuais de cada um, de preferência com orientação profissional”, orienta Cerqueira.
Outros benefícios dos lactobacilos são:
Melhoram a digestão, aumentam a imunidade, previnem diarreias, auxiliam no tratamento de alergias alimentares, dermatites e até de doenças crônicas, como colesterol elevado, doenças respiratórias, síndrome do intestino irritável e obesidade.
Os probióticos devem ser ingeridos antes ou logo após uma refeição, para que os alimentos ajudem as bactérias a sobreviver ao ácido gástrico e a chegar até ao intestino, onde podem se multiplicar mais facilmente.
Lactobacillus acidophilus: para que serve e como tomar. Os Lactobacillus acidophilus, também chamados de L. acidophilus ou apenas acidóphilus, são um tipo de bactérias "boas", conhecidos como probióticos, que estão presentes no trato gastrointestinal, protegendo a mucosa e ajudando o organismo na digestão dos alimentos ...
Lactobacilos são microrganismos vivos que auxiliam na manutenção da flora bacteriana intestinal, estabilização do PH, a síntese de vitamina K e vitaminas do complexo B. As cápsulas dos probióticos eliminam e impedem a proliferação de bactérias ruins em nosso corpo.
Composição e Modo de Usar
Existem informações de alguns estudos que os Lactobacillus podem reduzir significativamente as gorduras da região abdominal. O consumo mais comum dos Probióticos para perda de peso é através de leites fermentados e eles podem ser facilmente adicionados a uma dieta mas devem ser consumidos sem excessos.
As indicações do Pool de Lactobacilos são principalmente, estabilizar o pH intestinal, permitir a manutenção de flora bacteriana intestinal, melhorar a digestão de alimentos, auxiliar em infecções intestinais com tratamento de antibioticoterapia prolongada e/ou alergias alimentares.