Promover o desenvolvimento integral do indivíduo, ensinando habilidades como autoconhecimento, respeito, empatia, responsabilidade e determinação passou a ser uma parte importante no papel do professor dentro das novas propostas educacionais.
Durante muitos anos, a principal função do professor era ser o responsável pela distribuição de conhecimento, já que ele era considerado o único detentor de toda informação. ... Com essa interação, os alunos podem compartilhar seus conhecimentos e o papel do professor é mediar as discussões geradas no ambiente educacional.
Ele tem a função de criar um processo de aprendizagem dinâmico entendendo a necessidade e diversidade do aluno, mostrando os caminhos corretos para o desenvolvimento das atitudes.
O papel de um professor não é apenas transmitir e debitar conhecimentos: ele deve investir em conseguir identificar as competências, talentos e a capacidade criativa dos alunos, com o intuito de incentivar que sejam colocados em prática da forma mais adequada, para depois os desenvolver.
Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Paulo Freire Pedagogia da Autonomia.
Isso porque Freire acreditava na educação como ferramenta de transformação social, como forma de reconhecer e reivindicar direitos. ... Um outro ponto sensível aos militares da época tocado por Freire e o Plano Nacional de Alfabetização era o direito ao voto. Na época, apenas quem sabia ler e escrever poderia votar.
Acusado de subversão e preso em 1964, durante 72 dias, partiu para o exílio no Chile, onde trabalhou por cinco anos no Instituto de Capacitação e Investigação em Reforma Agrária (Icira) e escreveu seu principal livro: “Pedagogia do oprimido” (1968). Freire ainda passou por Estados Unidos e Suíça.
Ter uma deficiência não faz com que uma pessoa seja melhor ou pior do que uma pessoa sem deficiência. Provavelmente, por causa da deficiência, essa pessoa pode ter dificuldade para realizar algumas atividades e, por outro lado, poderá ter extrema habilidade para fazer outras coisas.