Para desbloqueá-la, basta digitar a senha PUK. Como padrão, a senha PUK vem pré-configurada como 1234. Ou seja, caso perca a senha do certificado A3 e não tenha alterado a senha PUK, será possível voltar à senha PIN e modificá-la.
Na janela "Opções" (Options) clique na guia "Avançado" (Advanced). Esta guia fica localizada na parte superior da janela, logo abaixo clique na guia "criptografia" (Encryption);
Um bom Certificado Digital é composto por soluções de segurança que garantem uma proteção tão ampla, que permite que você use um produto do gênero para assinar eletronicamente qualquer documento e com total validade jurídica em todo território brasileiro. E boa parte dessa segurança ocorre graças ao uso de uma chave pública e de uma chave privada. Mas você sabe o que são essas chaves? Então não se preocupe que nós vamos explicar logo abaixo.
A chave pública é uma das chaves que compõe um par de chaves criptográficas (a outra é uma chave privada, que você verá logo abaixo) em um sistema de criptografia assimétrica. Ela é divulgada pelo seu dono e usada para verificar a Assinatura Digital criada com a chave privada correspondente. Dependendo do algoritmo, a chave pública também é usada para cifrar mensagens ou arquivos que possam, então, ser decifrados com a chave privada correspondente.
Você pode gostar de: Do RG ao Certificado Digital: como os documentos de identificação evoluíram ao longo do tempo
Atenção: A senha criada acima serve para instalação do certificado, é necessário "guardar" a senha com segurança, pois será solicitado sempre que for necessário importar o certificado.
Certificado Digital: É um arquivo eletrônico que identifica quem é seu titular, seja ele pessoa física e ou Jurídica. e-CPF – Certificado Digital destinado a Pessoa Física, onde uma pessoa, detentora do mesmo, poderá realizar serviços, assinar ou autenticar e-mails de forma digital e ser utilizado na Receita Federal.
O certificado do tipo A1 não exige mídia criptográfica (cartão inteligente ou token), após a emissão do certificado fica armazenado dentro do navegador (Internet Explorer 7 ou 8.)
No caso dos Certificados Digitais, a codificação criptográfica é gerada por um software que executa uma série de operações matemáticas, imputando uma chave secreta em cada mensagem. Em outras palavras, ao usar a criptografia, o emissor manda um texto cifrado, todo embaralhado, e que ao chegar ao destinatário, terá de ser reprocessado (ou “desembaralhado”) para que ele consiga ler a informação. E esses dados só conseguirão ser acessados se o receptor tiver a chave correta para decodificá-los. E essas chaves estão presentes nos Certificados Digitais.
Vejas os Sistemas operacionais Homologados para emissão e utilização do certificado digital.
O caminho para a sua chave privada está listado no arquivo de hospedagem virtual do seu site. Navegue até o bloco do servidor para o seu site (por padrão, é localizado no diretório /var/www).
A Certisign aconselha que o usuário exporte todos os certificados pertencentes à cadeia de certificação. Para isto, selecione a opção "Incluir todos os certificados no caminho de certificação". Clique no botão "Avançar";
A criptografia de chaves pública e privada utiliza duas chaves distintas, uma para codificar e outra para decodificar mensagens. Neste método cada pessoa ou entidade mantém duas chaves: uma pública, que pode ser divulgada livremente, e outra privada, que deve ser mantida em segredo pelo seu dono.
Para modificar o PIN, selecione no aplicativo Safesign as opções 'Token > Alterar PIN'. Se você digitar a senha PIN incorretamente por 3 vezes consecutivas, o cartão será imediatamente bloqueado. É possível o desbloqueio com o uso da senha PUK.
Sugerimos ainda que o novo PIN seja guardado em local seguro. Para modificar o PIN, selecione no aplicativo Safesign as opções 'Token > Alterar PIN'. Se você digitar a senha PIN incorretamente por 3 vezes consecutivas, o cartão será imediatamente bloqueado. É possível o desbloqueio com o uso da senha PUK.
É possível desbloquear/recuperar a senha PUK? Não. As tentativas de acerto para a senha PUK também são limitadas e, em caso de bloqueio, será necessário adquirir um novo Certificado. Entretanto, salvo às exceções, se o seu Certificado estiver no token, a mídia poderá ser reutilizada.
O PUK é um código de 8 dígitos. Caso seja solicitada a senha PUK no programa de conexão da Internet Móvel ou 3G, entre em contato com o Atendimento através do 1057 de qualquer telefone fixo, informe o seu número do seu Oi Internet Móvel ou da Internet 3G e solicite a sua senha PUK.
/div>
Clique no botão “Vista Avançada”: Page 4 TODOS OS DIREITOS RESERVADO A CERTINFO Na próxima tela, clique com botão direito do mouse sobre o ícone do “Safenet etoken 510X”. Clique em “Inicializar o Token”: Na próxima tela você deverá escolher o nome do Token, a senha de usuário (PIN) e a senha de Administrador (PUK).