Na coordenação motora grossa, verificamos o uso de grupos de músculos maiores e o desenvolvimento de habilidades como correr, pular, chutar, subir e descer escadas, que podem ser desenvolvidas a partir de um plano sistemático de exercícios e atividades esportivas.
Como estimular a coordenação motora fina
Na coordenação motora fina, uma das maneiras mais eficazes de se treinar a criança se dá por meio de exercícios que envolvam os movimentos das mãos. Sendo assim, as atividades que trabalham com pontilhados são as mais indicados.
Coordenação viso-motora é a integração entre os movimentos do corpo (globais e específicos) e a visão. Na educação infantil, as crianças estão desenvolvendo-a, por isso separei algumas atividades a serem trabalhadas dentro desse tema.
A habilidade visomotora é composta pela capacidade de observar, reconhecer e usar as informações visuais sobre formas, figuras e objetos, e permite que as crianças processem as informações em torno delas.
MEMÓRIA VISOMOTORA É a capacidade de reproduzir, com movimentos de partes corporais, experiências visuais anteriores.
A coordenação mão/olho ou coordenação óculo-manual é a habilidade que nos permite realizar ações que requerem o uso simultâneo dos olhos e as mãos, como uma atividade que usa a informação captada por nossos olhos (percepção visual e espacial) para guiar as nossas mãos e fazer um movimento.
Então, observe os marcos do desenvolvimento visual em que se encontra a criança. Ela precisa de funções aprendidas e maduras antes de evoluir para outros estímulos. Tenha em mãos lanterna; espelhos; objetos luminosos, espelhados ou metálicos; bolas e brinquedos de diversas cores, formas e tamanhos.
Em sala de aula, a simples ação de mudar a decoração, colocar desenhos nos murais, abusar das cores, já estimulam essa percepção. Da mesma forma, toda atividade que envolve a visão, como teatros e fantoches para as crianças, estimulam a percepção visual.
Percepção Visual refere-se a capacidade do cérebro de fazer sentido do que os olhos veem. Este não é o mesmo que o Acuidade Visual. Boas habilidades perceptivas visuais são necessárias para leitura e escrita, recortar, desenhar, completar problemas de matemática, bem como muitas outras habilidades.
circulares, ou focar o olhar em um objeto enquanto ele se move dentro do nosso campo visual. Esta habilidade é importante para a realização da maioria das nossas atividades diárias, incluindo escrita, leitura, recorte com tesoura, desenho e brincadeiras.
Arte & Percepção Visual – Uma Psicologia da Visão Criadora, de Rudolf Arnheim. Gestalt é uma palavra alemã “intraduzível”, algo como forma ou configuração. ... Arte e Percepção Visual é a maior obra que aplica os conceitos dessa corrente às obras de arte visuais.