Existem vários tipos de indústria, o processo da atividade industrial é classificado conforme seu foco de atuação. ... Essa atividade é classificada conforme seu foco de atuação, sendo ramificada em três grandes conjuntos: indústrias de bens de produção, indústrias de bens intermediários e indústrias de bens de consumo.
Os principais tipos de indústrias no Brasil são as automobilísticas, petroquímicas, de produtos químicos, alimentares, de minerais não metálicos, soja, têxtil, de vestuário, metalúrgica, mecânica, etc.
As indústrias podem ser classificadas como meios que atuam na produção de materiais, sejam estes bens duráveis, não duráveis, ou ainda, para fins produtivos, como as indústrias de base, por exemplo. ... Esses bens podem ser duráveis, como automóveis, por exemplo, ou de bens não duráveis, como roupas e calçados.
Maior disponibilidade de mão de obra, mercado potencial e facilitação logística para escoamento da produção são os principais fatores influenciadores da localização das indústrias inglesas.
Resposta. No início, as indústrias se localizavam próximas da matéria prima, do trabalhador e de fácil acesso para o mercado consumidor. Mas com a urbanização e o encarecimento do solo urbano, as indústrias procuraram se concentrar na periferia (ainda próximo dos trabalhadores).
O nome localização industrial é dado à área de pesquisa e análise que define métodos e critérios para escolher o local mais adequado para uma fábrica. Um bom exemplo são as montadoras de automóveis em Curitiba, que trouxeram muitos empregos aos moradores da região.
Os fatores locacionais da indústria são o conjunto de elementos socioespaciais e estruturais que interfere ou diretamente se relaciona com a distribuição das indústrias em um dado território ou entre os diferentes territórios.
O Sudeste é a região que concentra a maioria das indústrias nacionais, com destaque para o estado de São Paulo, o mais industrializado, rico e também o maior mercado consumidor do Brasil.