Foi inicialmente feita de pedra ou osso, depois em madeira (ainda existem as "colheres de pau"), mais tarde em metal, hoje também de plástico. Conforme Babitsch e Schiaffino a colher surgiu na Roma Antiga em algumas diferentes formas: A lígula ou língua, em forma de uma pá oval, quando ainda se comia com as mãos.
Registra-se a chegada do garfo na Europa, em Veneza, em meados do século XI. A princesa Teodora, filha de Constantino VIII Imperador do Oriente, que veio de Constantinopla para casar com o Doge de Veneza Domenico Selvo trouxe um garfo de ouro com dois dentes, como o qual comia frutas cristalizadas.
Jean-Louis Orengo
Já a faca é o mais antigo dos talheres: foi o Homo erectus, que surgiu na Terra há 1,5 milhão de anos, quem criou o primeiro objeto cortante, feito de pedra, para caça e defesa. Desde então, o homem sempre carregou uma faca. ... Ao contrário da faca, a colher já surgiu com o objetivo de ser usada à mesa.
Talheres são utensílios para manipular e facilitar o ato de se alimentar. São tradicionalmente considerados talheres as colheres, os garfos e as facas. Os pauzinhos orientais (em japonês hashi) também podem ser considerados talheres.
E isso depende da forma que o almoço ou jantar for servido. No jeito americano, você corta os alimentos com a faca na mão direita enquanto segura o garfo na mão esquerda.
Bom, segundo as regras de etiqueta, a faca é usada com a mão direita para cortar o alimento. Depois de cortado o alimento, a faca é depositada na borda do prato, e o garfo é passado para a mão direita, para que este possa levar o alimento à boca. E isso é repetido sempre ao cortarmos um alimento qualquer.
Talheres: como o encontro é informal, vale colocá-los dentro do guardanapo, mas seguindo a ordem correta: garfo à esquerda, faca à direita, com a lâmina para dentro. Prato de refeição: embaixo do prato de salada, seguindo a ordem em que é servido o almoço.
Mesmo em uma refeição mais simples, os copos ficam sempre ao lado direito do prato, em ordem decrescente, ou seja, de acordo com o seu tamanho. E, mesmo se for um jantar vultoso, podem ser colocados à mesa, no máximo, cinco copos.
Os copos devem ser colocados na mesa obedecendo a seguinte ordem: da esquerda para a direita. O copo para água, o de vinho branco e o copo de vinho tinto. O vinho branco deve ser servido com peixes e o vinho tinto com carnes ou aves.
Os copos devem ficar do lado direito do prato, sempre em ordem decrescente de tamanho, de dentro para fora: o maior para água, o do meio para vinho tinto e o menor para vinho branco. Caso ofereça champanhe, a taça deve estar atrás da fila de copos.
O copo da água é colocado acima das facas; ao lado coloca-se o copo de champanhe; em frente o copo de vinho tinto e/ou vinho branco e um copo de porto.
Não só para o jantar como no almoço, as taças de vinhos devem ser dispostas:
Assim, da esquerda para a direita, a ordem é: taça para água, taça para vinho tinto e taça para vinho branco.
Água: a taça de água é maior que a de vinho tinto. Graças ao seu formato, confere frescor à bebida. ... Vinho branco: a taça do vinho branco é menor que a de vinho tinto, o que ajuda a manter a temperatura fria. Sua boca é mais estreita para concentrar o aroma e a haste é longa para evitar o contato da mão com o bojo.
A variedade de taças serve para potencializar aspectos do vinho, como aroma, textura e cor. ... Nas taças com abertura menor, o aroma viaja direto e reto e é sentido de uma vez só. Já naquelas com boca maior, o vinho tem maior superfície de contato com o ar e libera mais aromas.
Para vinhos rosados: Por esse motivo, a taça costuma ser menor que a dos brancos, mas com bojo maior. Ela deve acentuar a acidez do vinho, equilibrando assim sua doçura. Se não tiver uma taça específica para rosés (poucas marcas possuem), pode usar uma para vinho branco.