Segundo Iamamoto, na sociedade capitalista, a reprodução das relações sociais, considerando a teoria social crítica, pode ser compreendida como reprodução da sociedade em seu movimento e em suas contradições. Pois essa reprodução de um modo de vida e de trabalho deve englobar o cotidiano da vida em sociedade.
Trabalho: visa a transformação da realidade para a produção dos bens necessários à reprodução material da sociedade. A reprodução social, é um processo, fundado pelo trabalho, que porem, refere-se a geração de novas relações sociais, mas que não mais se limitam a este.
Essa separação entre Estado e sociedade é uma exigência da necessidade de mascaramento da coerção nas relações capitalistas de produção. ... Sendo a garantia da relação social capitalista, o Estado sustenta as duas classes sociais, trabalhadores e capitalistas, não enquanto indivíduos, mas enquanto classes sociais.
Relações de Produção é um conceito elaborado por Karl Marx e que recebeu muitas definições e utilizações posteriores. ... As relações de produção, conjuntamente com as forças produtivas são os componentes básicos do modo de produção, a base material da sociedade.
Segundo a teoria marxista, meios de produção são os conjuntos formados por meios de trabalho e objetos de trabalho — ou tudo aquilo que medeia a relação entre o trabalho humano e a natureza, no processo de transformação da natureza em si.
O valor de uso é a qualidade que possui um objeto para satisfazer uma necessidade, determinado por suas condições naturais. ... Este valor é independente por tanto do uso específico que tenham essas mercadorias, ou seja, independe de seu valor de uso.
Para a economia política marxista, o valor do trabalho e o salário recebido pelo trabalhador significa desigualdade. ... O lucro do sistema capitalista é gerado pela relação existente entre a mais-valia e o capital variável, ou seja, os salários dos trabalhadores.
A base para o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) é o salário bruto menos o desconto da contribuição previdenciária. Por exemplo: se o funcionário tem remuneração bruta de R$ 3.
O cálculo do IRRF se baseia no salário bruto menos o desconto da contribuição previdenciária. Já o valor do IRRF incidente na folha de pagamento irá depender do salário mensal recebido pelo trabalhador, de maneira que quanto maior for o salário, maior será a retenção.
Confira a seguir as faixas de contribuição para 2020: Salários até R$ 1.