Basta ligar para as centrais de atendimento: Telefonia móvel: GVT: 103 25 e Telefonia fixa: 0800- 7741515, das 08h00 às 20h00.
4 passos para limpar o nome
Serasa. A consulta no Serasa é gratuita através de um aplicativo e do portal (www.serasaconsumidor.com.br). Quando o consumidor acessar o site ele deve clicar na opção “Consultar Dívidas”, para isso é necessário fazer um cadastro com seus dados pessoais, criar uma senha e confirmar o e-mail.
Como consultar CPF grátis pelo Serasa Assim como no Boa Vista, no Serasa também é possível consultar CPF grátis através do site Serasa Consumidor. Para realizar a consulta online do CPF, o consumidor precisará realizar um cadastro no site e validar suas informações por e-mail.
1) Saiba se seu nome está sujo com o Serasa O portal da Serasa disponibiliza a consulta gratuita do seu CPF. O site informa as dívidas que estão negativadas em seu nome, o valor, a data e a empresa na qual a dívida está em aberto.
O valor de R$ 100 é valido para qualquer um dos seis parceiros envolvidos. Para ter acesso, o consumidor precisa acessar o site do Serasa Limpa Nome – que desde abril tem uma nova marca e um novo endereço: www.serasa.com.br.
Após o pagamento da dívida, a empresa credora tem 5 dias úteis para retirar o nome do consumidor do banco de dados da Serasa. A empresa também precisa entregar ao cliente um recibo ou comprovante de que a dívida está quitada.
Se uma pessoa pagou toda a dívida e o nome continua negativado, deverá entrar com uma ação judicial, juntando todos os comprovantes de pagamento e requer a imediata exclusão do nome da lista de maus pagadores, e, ainda, uma indenização por danos morais.
Limpe seu nome grátis com o Serasa
cinco anos
Se a dívida não for paga dentro do prazo de 5 anos, ela caduca, como dizemos popularmente. Ou seja, ela sai da lista dos serviços de proteção ao crédito, como Serasa, SPC ou Boa Vista SCPC, e seu nome fica limpo.
Se a dívida já está prescrita (com mais de 5 anos) e mesmo assim continua nos cadastros do SPC e SERASA, o consumidor poderá entrar com uma ação judicial pedindo uma liminar para a exclusão imediata dos cadastros, bem como exigir o pagamento de indenização por danos morais, pela manutenção indevida de cadastro ...
A regra é clara! Todas as dívidas têm um prazo determinado para prescrever. Após os 5 anos, as dívidas não podem aparecer nos serviços de proteção ao crédito, como a Serasa.
5 dias
É importante saber que há um limite de tempo para a dívida ser cobrada, o que significa que o nome sujo fica limpo depois de 5 anos. O fato de a dívida “caducar” após o período de 5 anos provoca diversas consequências, dentre elas a de o nome sujo não permanecer desta forma.
Uma dívida caduca (ou decai) quando a instituição não emite o comunicado de pagamento no prazo de cinco anos a partir do exercício seguinte. Ou seja, se no período estipulado por lei a cobrança não chegar ao contribuinte, a dívida é extinta e não precisa ser paga.
Entenda como funciona o SCR Muitas pessoas simplesmente deixam sua dívida caducar por 5 anos, após esse período, o Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) e o Serasa não podem deixar seu nome sujo. Porém, os bancos têm acesso aos seus dados de operações de crédito, o SCR.
A solução mais rápida para retirar a restrição é requerer a ouvidoria da instituição financeira que promova a retirada imediata, esse canal de intermediação de reclamação terá como retirar a restrição em um tempo menor do que o SAC ou central de atendimento, por exemplo.