Quando o osso quebra, ocorre um vazamento de sangue tanto dessa peça do esqueleto como do tecido ao redor, formando um hematoma. Esse sangue traz substâncias inflamatórias que estimulam as células que trabalharão na regeneração óssea.
Conforme o documento elaborado pelo Hospital de Clínicas da UFTM, a recuperação completa da fratura de clavícula pode levar até três meses.
O intra-operatório é de 1h a 1:30h em média. Mas tem o tempo em sala para a anestesia e o pós-anestesia que pode demorar mais algum tempo chegando ao total entre entrar e sair da sala a 2 a 3h.
A dor na clavícula decorrente da artrite vai de leve a moderada e acomete ainda o ombro e o peito. O tratamento principal inclui fisioterapia, com movimentos para fortalecer os músculos envolvidos e reduzir a dor. Ainda podem ser empregues medicamentos anti-inflamatórios e infiltrações.
A escápula, espádua ou omoplata é um osso grande, par e chato, localizado na porção póstero-superior do tórax, que juntamente com a clavícula forma a cintura escapular ou espádua, permitindo a união de cada membro superior ao tronco. É classificado como osso plano(chato) e tem uma parte translúcida.