E os principais elementos que devem constar neste documento de integração de colaboradores são:
MANUAIS ADMINISTRATIVOS Manual é todo e qualquer conjunto de normas, procedimentos, funções, atividades, políticas, objetivos, instruções e orientações que deve ser obedecido e cumprido por todos os envolvidos com a Organização, individual e/ou coletivamente.
Para Oliveira (1986), manuais são todo e qualquer conjunto de normas, procedimentos, funções, atividades, políticas e outras orientações que devem ser obedecidas e cumpridas por todos os agentes de uma organização.
O manual é um instrumento que auxilia a organização a melhor organizar seus métodos, padronizar os procedimentos, melhorar a comunicação entre os setores organizacionais. Para tanto, os manuais precisam ser constituídos de normas, instruções e rotinas da própria organização como também utilizar ferramentas auxiliares.
Para os fabricantes de máquinas e equipamentos, o Manual de Instruções deve representar a GARANTIA que seu produto está sendo operado corretamente e de forma segura. Também é a garantia jurídica, como prova, nos casos de litígios de reclamações trabalhistas e cíveis.
EMBORA OS MANUAIS REPRESENTAM A INFORMAÇÃO ESCRITA DO PROCEDIMENTO A SER REALIZADO, ELE É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA DIRECIONAR A EQUIPE DE ENFERMAGEM PARA ALCANÇAR COM EFICÁCIA OS OBJETIVOS PROPOSTOS. ... O MANUAL DEVE SER, PORTANTO, UM ELEMENTO FACILITADOR, E NÃO BLOQUEADOR DAS AÇÕES DE ENFERMAGEM.
O planejamento é a primeira das funções administrativas, por meio do qual o enfermeiro formula projetos, estabelece objetivos e prioridades, a fim de otimizar o serviço de enfermagem e proporcionar assistência de qualidade.
Desenvolver um planejamento em saúde é essencial para a organização dos processos e o desempenho das atividades de forma eficiente. Isso inclui a gestão de recursos e equipe, o gerenciamento dos leitos, o atendimento de qualidade, entre outros fatores.
Esta Resolução afirma que o Processo de Enfermagem está dividida em cinco etapas: Coleta de Dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem); Diagnóstico de Enfermagem; Planejamento de Enfermagem; Implementação; e Avaliação de Enfermagem.