Como ocorre a sntese da acetanilida? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A acetanilida é uma amida secundária, podendo ser sintetizada através de uma reação da anilina, a partir do ataque nucleofílico do grupo amino sobre o carbono carbonílico do anidrido acético, seguido de eliminação de ácido acético, formado como um sub-produto da reação (AMARAL, 1980).
O que significa acetanilida?
Significado de Acetanilida substantivo feminino Composto branco e cristalino, de fórmula CH3CONH, derivado da anilina e do ácido acético, usado principalmente na medicina como analgésico e/ou no combate da febre.
Como formar acetanilida?
A preparação da acetanilida 1 ocorre através da reação entre a anilina 2 e um derivado de ácido carboxílico (neste caso, o anidrido acético 3), na presença de uma solução tampão de ácido acético/acetato.
Qual o tipo de reação entre a anilina e o anidrido acético para gerar a Acetanilida?
A preparação da acetanilida 1 ocorre através da reação entre a anilina 2 e um derivado de ácido carboxílico, neste caso o anidrido acético 3, na presença de uma solução tampão de ácido acético/acetato.
Por que se utiliza anidrido acético com reagente tanto na síntese da Acetanilida quanto do AAS?
Nesta reação, pode-se utilizar vários reagentes (ácidos de Lewis), dentre eles o anidrido acético que é ideal para acetilação em soluções aquosas, devido à sua baixa velocidade de hidrólise, formando um produto de alta pureza e bom rendimento.
Por que se utiliza anidrido acético com reagente tanto na síntese da acetanilida quanto do AAS?
Nesta reação, pode-se utilizar vários reagentes (ácidos de Lewis), dentre eles o anidrido acético que é ideal para acetilação em soluções aquosas, devido à sua baixa velocidade de hidrólise, formando um produto de alta pureza e bom rendimento.
Qual o tipo de reação entre a anilina e o anidrido acético para gerar a acetanilida?
A preparação da acetanilida 1 ocorre através da reação entre a anilina 2 e um derivado de ácido carboxílico, neste caso o anidrido acético 3, na presença de uma solução tampão de ácido acético/acetato.
Quem descobriu a Acetanilida?
Provoca cianose se for ingerida em doses altas, deprime o coração. Em 1948, Julius Axelrod e Bernard Brodie descobriram que acetanilida provoca meta hemoglobulinemia e danos ao fígado e aos rins.
Qual o ponto de fusão da Acetanilida?
114,3 °C
Acetanilida/Ponto de fusão
Quando a acetanilida foi sintetizada pela primeira vez?
Em 1886 a acetanilida e em 1887 a fenacetina (derivado do alcatrão): duas novas drogas foram introduzidas no mercado. Em 1893 um novo composto, paracetamol, foi sintetizado: este também tinha notáveis propriedades antipiréticas e analgésicas.
Qual a função da água durante a reação de acilação de anilina com anidrido acético?
O segundo, sabendo que a água promove a decomposição do produto de diacetilação da anilina, utiliza no lugar do tampão a água como solvente. A acetilação inicial da anilina gera ácido acético, que mantem o pH da mistura reacional ácido, protonando a anilina.
Qual reação química ocorre na síntese do AAS?
A síntese do AAS é possível por meio de uma reação de acetilação do ácido salicílico (1), um composto aromático bifuncional (ou seja, possui dois grupos funcionais: fenol e ácido carboxílico). ... Como produtos da reação, obtêm-se o ácido acetilsalicílico e o ácido acético.
Qual a função da filtração a quente no processo de recristalização da Acetanilida?
É usada quando o produto desejado está na solução quente, utilizando essa técnica é possível eliminar as impurezas insolúveis e obter um filtrado mais puro. 8.
Por que a água é um bom solvente para recristalizar a Acetanilida?
Pois a Água e o Cloreto de Sódio são substâncias muito polares e a Acetanilina é pouco polar. O NaCl dissolve-se em água, mas a acetanilida tem uma solubilidade pequena em água.
Qual é o mecanismo envolvido na reação de acetilação da anilina?
A acetilação inicial da anilina gera ácido acético, que mantem o pH da mistura reacional ácido, protonando a anilina. ... Após a maceração dos reagentes no almofariz a este foi adicionado água e a mistura agitada por alguns minutos e depois filtrado a vácuo.
Por que não podemos fazer a nitração direta da anilina explique?
A p-nitro-anilina não foi sintetizada diretamente através da nitração da anilina, pois haveria a protonação do grupamento NH2, formando um composto carregado positivamente, onde houve a necessidade de realizar uma etapa de acilação, protegendo o grupo amino (NH2).