As caixas de gordura são dimensionadas levando-se em consideração o numero de refeições diárias e o local da sua utilização, conforme fórmula V= (2xN) + 20, onde N é o número de pessoas servidas pela cozinha e V = é o volume em litros, segue exemplo.
O primeiro passo da instalação é colocar o equipamento na vala para verificar seu alinhamento. Após encaixar manualmente todas as peças da caixa de gordura, a tarefa seguinte é soldar os canos de entrada e saída. A aplicação de adesivos plásticos entre as partes para garantir a vedação é outra ação recomendável.
Em residências com até duas pias, a caixa precisa ter capacidade mínima para 18 litros. As caixas de gordura devem ser instaladas no lado interno do alinhamento predial e não são permitidas no passeio. Instalada na rede interna de esgoto, a caixa pode ser de plástico (PVC), fibra de vidro, concreto ou alvenaria.
Como limpar caixa de gordura manualmente
De 1 em 1 mês em bares e restaurantes de pequeno porte ou pousadas e albergues; No caso de grandes restaurantes, ou restaurantes com comida tipicamente gordurosa (cadeias de fast food) é necessário que a limpeza seja realizada com menos frequência, podendo chegar a uma limpeza por semana.
Esse objeto serve para proteger a tubulação, seja de áreas comerciais ou residenciais. O próprio nome já dá sugestões sobre o que é caixa de gordura. Basicamente, é uma caixa que serve para coletar a gordura eliminada pela manipulação de alimentos na pia, impedindo que ela provoque entupimentos.
A caixa de gordura deve estar ligada diretamente à cozinha, já que ela é responsável por filtrar a gordura despejada na pia. Por outro lado, a caixa de esgoto deve ser instalada próximo aos banheiros e áreas de serviço. O recipiente é capaz de captar a água pluvial, sem esgoto, oriunda destes ambientes.
O melhor é sempre contratar uma desentupidora especializada. No caso de residências menores, se o próprio morador fez a limpeza, a parte sólida deve ser colocada em saco plástico forte, podendo ser descartado no lixo doméstico. A parte líquida deve ser jogada na rede de esgoto.
A caixa de inspeção serve para verificar problemas ou entupimento no caminho do esgoto antes que ele seja despejado na rede pública. ... Caixa de Gordura: consiste em um tanque destinado a fazer a retenção de gordura lançada pela pia e máquina de lavar louças em residências, comércios, lanchonetes e restaurantes.
Apesar de não obrigatórias, as caixas de gordura são responsáveis pelo acúmulo de toda essa sujeira que escoa, impedindo que chegue até o esgoto. ... É necessário apenas retirar os blocos de gordura, colocá-los em sacos plásticos e dispensá-los no lixo orgânico.
A caixa de esgoto, também conhecida como caixa de inspeção de esgoto, é um dos componentes do sistema coletor de esgoto sanitário em residências. ... Dessa forma, a caixa de esgoto é um componente que impede o entupimento do esgoto.
Conheça a caixa de inspeção Como funciona: Ela fica instalada a no máximo 25 metros da caixa de gordura e para fazer a inspeção, basta abrir a tampa. Assim você vai acessar alguns trechos da tubulação e vai poder fazer a manutenção ou desobstruir esses trechos.
Para iniciar, localize a válvula de acesso, geralmente localizada próximo ao banheiro, no nível do solo. Após encontra-la, retire a tampa com um alicate e insira uma sonda de encanamento na tabulação. Acompanhe os movimentos da sonda, isso dará você uma boa noção onde se encontra a rede de encanamento de sua casa.
50 cm x 50 cm
80 cm
Condições mínimas para a caixa de gordura especial
A caixa de Inspeção também é um pequeno reservatório com tampa onde é despejado o esgoto dos cômodos que não tem gordura, como banheiros e área de serviço. Serve para inspecionar, ou seja, verificar qualquer problema ou entupimento no caminho do esgoto antes que ele seja jogado na rede pública.
A função da caixa de passagem de esgoto é justamente evitar que entupimentos ou outros inconvenientes cheguem à rede municipal, causando problemas maiores para a comunidade local.
Caixas de passagem: responsáveis por receber os líquidos e os dejetos de todos os ramais da casa, essas caixas, localizadas nas interligações de alguns canos, transportam a água do interior da residência até o sistema externo de esgoto.
A ligação da rede de esgoto da moradia à fossa séptica deve ser feita com tubos de 10cm de diâmetro, assentados numa valeta e bem unidos entre si. O fundo da valeta deve ter caimento de 2%, no sentido da caixa de inspeção. O objetivo é que a fossa séptica fique bem nivelada e compactada.