O Poli (Etileno Tereftalato), conhecido pela sigla em inglês PET, é classificado quimicamente como um polímero poliéster termoplástico. O PET é produzido industrialmente por esterificaçãodireta do ácido tereftálico purificado (PTA) com monoetileno glicol (MEG).
Eles são, basicamente, divididos em termoplásticos e termorrígidos, sendo, respectivamente, recicláveis e não recicláveis a altas temperaturas. A categorização divide os plásticos em sete tipos: PET ou PETE (Tereftalato de polietileno) ... PEBD (Polietileno de baixa densidade)
As unidades monoméricas são ligadas umas às outras em uma reação de polimerização para formar o oligômero, constituído de muitas unidades. O PET - Poli (Tereftalato de Etileno) - é um poliéster, polímero termoplástico.
Assim como o processamento do PET por injeção, o por sopro pode ocorrer da forma tradicional ou pela opção chamada de Sopro do PET. A primeira, também conhecida como extrusão-sopro, é feita pela desumidificação do material. Ou seja, o processo deve atingir níveis bem baixos e constantes de umidade residual.
Um quilo da garrafa PET é vendido no mercado a R$ 1,80 – menos do que se paga pela matéria-prima feita em laboratório. Depois de ser lavado e triturado em flocos, esse mesmo quilo passa a custar até R$ 3,40 e serve para fazer dezenas de produtos.
COMO A GARRAFA PET É TRANSFORMADA EM TECIDO? Neste processo de reciclagem de garrafas PET, o plástico é transformado em fibras de poliéster, um material excelente para a produção de tecidos. Para isso, o primeiro passo é coletar uma grande quantidade de garrafas de plástico, que passarão por lavagem, moagem e secagem.
Indústria de embalagens: o PET reciclado pode ser transformado em isopores, garrafas e embalagens diversas para o acondicionamento de produtos industrializados. ... Indústria química: o PET pode ser usado na fabricação de tintas e vernizes. Indústria têxtil: desde a produção de roupas até mantas e moletons para o inverno.