Rating ESG
O termo ESG tem sido usado para se referir a práticas empresariais e de investimento que se preocupam com critérios de sustentabilidade - e não apenas com o lucro. A sigla vem do inglês "Environmental, Social and Governance", que em português pode ser traduzido como ambiental, social e governança.
O termo foi cunhado em 2004 em uma publicação pioneira do Banco Mundial em parceria com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e instituições financeiras de 9 países, chamada Who Cares Wins (Ganha quem se importa).
O termo ESG (Environment, Social and Governance) representa os pilares básicos da sustentabilidade e sintetiza critérios de conduta das empresas em áreas que investidores e consumidores levam em consideração: ambiental, social e governança.
É preciso entender que há limites, recursos naturais finitos e impactos diretos e indiretos de todas as ações feitas. É agir com ética e respeito com as pessoas, as organizações e o planeta. Ter o patrocínio da alta direção é fundamental para a iniciativa ESG tomar corpo na organização.
Resposta. Resposta: Ações voltadas às áreas de saúde, assistência social, cultura, fomento à educação e à moradia, dentre outros, são exemplos de responsabilidade social. Estas podem ser voltadas tanto para o público interno, quanto para o externo, bem como para a comunidade na qual a empresa está inserida.
Existem quatro princípios básicos que norteiam a governança corporativa: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Estes valores estão alinhados com o interesse de preservar o valor da empresa a longo prazo por parte dos gestores.
O objetivo final da governança pública deve ser sempre entregar serviços públicos de excelência para a sociedade....Cada um desses componentes possui práticas a eles atreladas.
A Governança Corporativa se apoia em quatro pilares principais: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa – de acordo com o IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Transparência: Todas as decisões tomadas devem ser claras para todos dentro de uma empresa.