EQST

O Que Significa A Palavra In Situ?

O que significa a palavra in situ?

Significado de In situ [Medicina] Que continua no seu lugar de origem sem afetar os demais tecidos ou órgãos: tumor in situ. ... Tem sua origem na locução latina in situ, no sítio, na posição.

O que significa In Situ na medicina?

O carcinoma in situ ou câncer não invasivo, é o primeiro estágio em que o câncer não originário das células do sangue pode ser classificado. Nesse estágio, as células cancerosas estão somente na camada da qual elas se desenvolveram e ainda não se espalharam para outras camadas do órgão de origem.

O que é uma pesquisa in situ?

In situ é uma expressão do latim que significa “no lugar” ou “no local”, na tradução literal para a língua portuguesa. ... No ramo da biologia, por exemplo, in situ seria o método de estudo em que o objeto é analisado no seu local natural, habitual ou onde se desenvolve.

Qual tratamento para carcinoma in situ?

Mastectomia total, mastectomia preservadora de pele, adenectomia, ressecção segmentar e radioterapia complementar, são as formas de tratamento que podem ser empregadas no controle do carcinoma ductal in situ.

O que é carcinoma espinocelular in situ?

O carcinoma espinocelular in situ (restrito ao local onde se originou), também conhecido como doença de Bowen, se caracteriza pelo aparecimento de uma área avermelhada coberta por crostas, com lesões bem definidas de bordas irregulares. A maioria dos pacientes é idosa e, em um terço deles, as lesões são múltiplas.

Quais os tipos de carcinoma?

O câncer surge quando a célula epitelial sofre mutação. Dentre os carcinomas existem os subtipos: adenocarcinoma, carcinoma basocelular, carcinoma epidermoide e carcinoma in situ.

Tem carcinoma benigno?

Ao contrário do câncer, que é neoplasia maligna, as neoplasias benignas têm seu crescimento de forma organizada, em geral lento, e apresenta limites bem nítidos. Elas tampouco invadem os tecidos vizinhos ou desenvolvem metástases. O lipoma e o mioma são exemplos de tumores benignos.

Qual a diferença de carcinoma e câncer?

No caso de uma neoplasia epitelial benigna, usam-se os termos adenoma e papiloma e no caso de neoplasias epiteliais malignas, utiliza-se o termo carcinoma, como por exemplo adenocarcinoma e carcinoma espinocelular. As neoplasias malignas do tecido linfo-hematopoiético são designadas linfomas.

Quando o tumor vira câncer?

Já os tumores malignos (ou cancerígenos) acontecem quando uma célula do organismo passa a se replicar de maneira desordenada e descontrolada. Esses tumores, em geral, crescem rapidamente e podem se espalhar pelo corpo, invadindo tecidos vizinhos. Nesses casos, o tumor é chamado de câncer 2.

Qual o nome que se dá ao câncer?

Câncer ou cancro, também conhecido como neoplasia maligna, é um grupo de doenças que envolvem o crescimento celular anormal, com potencial para invadir e espalhar-se para outras partes do corpo, além do local original.

Quais as chances de cura do câncer de colo de útero?

Câncer de colo do útero tem 95% de cura em estágios iniciais.

Quais são os estágios do câncer de colo de útero?

Costuma-se classificar o câncer do colo do útero nos estágios I, II, III e IV. No estágio I, o câncer está restrito ao colo uterino. No estágio II, a doença atinge além do colo uterino, mas não afeta a parede pélvica ou o terço inferior da vagina.