Segundo o dicionário Michaelis, a palavra equidade pode ser definida como uma justiça natural; disposição para reconhecer imparcialmente o direito de cada um.
Cada caso específico em que a norma não consiga alcançar com plenitude, usa-se a equidade como uma interpretação privada desta lei pelo executor, mas que não fuja à coerência da própria norma contida para base desta interpretação.
Aqui a equidade é equidade valor, ou utilizada sob a forma valorativa. ... A primeira tem lugar quando há vazio ou lacuna na lei, caso em que o juiz pode usar a equidade para resolver o caso, sem chegar ao ponto de criar uma norma, como se fosse o legislador.
Para que o País realmente tenha uma educação de qualidade, é preciso implementar uma política pública que envolva todo o ecossistema educacional, com a participação conjunta de líderes políticos, gestores escolares, professores, pais, alunos, empresas e a própria comunidade do entorno das escolas.
1-usar de modo eficiente o tempo em sala de aula 2-abandonar a ideia de que só pode agir com dinheiro 3-implantar a meritocracia para professor 4-usar mais tecnologia (software) 5-acabar com indicação politica para diretor 6-impedir que criança vá a escola e não aprenda.
Apesar de avanços recentes, educação brasileira ainda peca na qualidade e impede o crescimento da produtividade e da competitividade do país. ... No Brasil, problemas como a imensa desigualdade social e a alta concentração de renda tornam o investimento em educação ainda mais imprescindível.
O Brasil ficou em 1º lugar em relação ao número proporcional de alunos na escola e ao PIB destinado à educação. Mas ficou na 55ª posição, entre 61 países, em relação à qualidade do ensino. ... Segundo a Unicef, 98% das crianças brasileiras estão na escola. Israel ficou em 2º neste quesito.
Fatores intra e extraescolares da qualidade - O conceito de qualidade da educação é “polissêmico”: do ponto de vista social a educação é de qualidade “quando contribui para a equidade; do ponto de vista econômico, a qualidade refere-se à eficiência no uso dos recursos destinados a educação” (Dourado, 2007:12).
O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE).
Os problemas educacionais no Brasil além de diversos são também complexos, muitas escolas tem uma estrutura física incompatível com a clientela que atende prédio pequeno demais para o número de alunos, falta pátio, biblioteca, quadra para as aluas de educação física, muros para garantir a segurança dos discentes, em ...
Analfabetismo, analfabetismo funcional, péssima qualidade do ensino público, especialmente o básico, incertezas sobre o ensino médio, expansão acelerada e desequilíbrios no ensino superior.
Hoje, no Brasil, de 97% dos estudantes com idade entre 7 e 14 anos se encontram na escola, no entanto, o restante desse percentual, 3%, respondem por aproximadamente 1,5 milhão de pessoas com idade escolar que estão fora da sala de aula. ... 60% dos alunos do 9ºano não interpretam textos dissertativos.
São 47,9 milhões de alunos na Educação Básica - sendo que 38,7 milhões estão matriculados na rede pública de ensino. ... Para atender todos esses alunos, o Brasil tem 180 mil escolas e cerca de 2,2 milhões de docentes espalhados pelo país. Fonte: Censo Escolar 2019/INEP.
A escola atual que se pauta no humanismo é a “escola aberta”, que está na vanguarda do ensino mas que, em muitos casos, ainda é considerada experimental demais em alguns aspectos. As diferenças na escola se mostram como diferenças na abordagem da própria criança.
45 sugestões para melhorar a educação no Brasil
A prática docente contribui para melhorar a qualidade do ensino, pois, o professor que só transfere conhecimento está contribuindo muito pouco para a melhoria para a melhoria do ensino. ... A prática pedagógica só será completa se houver educação, mas só há educação se houver construção e participação.
Depois de se livrar de pessoas que sugam o dinheiro do país podemos investir mais na educação e levar os brasileiros a viverem em sociedade decentemente e faze los entender a sociedade brasileira com sociologia, filosofia e psicologia, junto com a educação podemos investir em saúde, segurança, pagar dívidas externas, e ...
Mas os benefícios de uma Educação de qualidade para todos não param por aí. Diversos estudos comprovaram o impacto positivos da Educação para a melhoria da saúde, o aumento da renda, a diminuição da violência, o fortalecimento democracia e até o aumento da felicidade.
Personalizar o ensino, estimular o protagonismo dos alunos e melhorar a conectividade são algumas das sugestões para inovar na educação no ano que vem
7 dicas para melhorar o ambiente escolar
Resposta. Melhorando o nível educacional, obviamente o nível de atuação profissional melhorará. Quanto maior for o preparo intelectual( bons currículos, informações exatas, pesquisa...) melhor será o desempenho profissional e consequentemente melhores salários.
É de extrema importância que as crianças se sintam confortáveis e contem com uma estrutura desenvolvida pensando em cada detalhe do aprendizado. Afinal, a escola é um dos lugares onde os alunos passam a maior parte do tempo, portanto, para mantê-los estimulados, é necessário um ambiente capacitado para tal.
Também é preciso que o governo crie, por meio da Secretaria de Educação, programas que, por meio de palestras educacionais voltadas à toda população, estabeleça debates acerca da política, expondo os direitos e deveres dos cidadãos. Só assim, possivelmente o Brasil tornar-se-á um país mais justo e democrático.
Resposta. Resposta: investir em área como saúde (todo setor da área da saúde) e em educação, sendo os principais setores para fazer um país melhor de se viver.