O que fazer para ajudar uma pessoa em dificuldades
Além disso, é preciso que o enfermeiro esteja preparado para:
Enfermagem Saúde Mental O técnico de enfermagem ao atender um paciente portador de transtorno mental deve, dentre outras condutas, A. independente do ambiente, iniciar a abordagem sozinho, para que o paciente se sinta mais à vontade.
Na área de saúde mental, o enfermeiro é o profissional que promove uma supervisão segura do paciente, bem como a administração de medicamentos e o aporte emocional.
O objetivo da enfermagem nos centros de atenção psicossocial deve ser a promoção de ações terapêuticas voltadas para identificar e auxiliar na recuperação do paciente em sofrimento psíquico, visando à reabilitação de suas capacidades físicas e mentais, respeitando suas limitações e os seus direitos de cidadania.
Atribuições da Enfermeira em Psiquiatria
Uma atividade que faz parte das funções do enfermeiro não somente no campo da saúde mental, e que encontramos nos CAPSs, é a supervisão e o treinamento do pessoal da enfermagem. Historicamente, faz parte das funções do enfermeiro coordenar e organizar o trabalho da equipe de enfermagem.
Os CAPS podem ser de tipo I, II, III, álcool e drogas (CAPSad) e infanto- juvenil (CAPSi). Para sua implantação deve-se primeiro observar o critério populacional, cujos parâmetros são definidos da seguinte forma (Ref.:Portaria GM nº.
Dessa forma, as atividades de suporte terapêutico são consideradas atividades que permitem o exercício da cidadania, a expressão de liberdade e a convivência dos diferentes e ainda espaços terapêuticos de tratamento.
Quando encaminhar: Quando a pessoa tem: Doença psiquiátrica; Uma história de tentativa de suicídio anterior; Uma história familiar de suicídio, alcoolismo ou doença mental; Doença física; Nenhum apoio social.
Quais são os cuidados necessários em casos de emergência de pacientes psiquiátricos?
Podem ser de dois tipos: - Tipo I: para municípios que possuem CAPS ou Ambulatório de Saúde Mental. Devem contar com um profissional de nível médio ou oficineiro; - Tipo II: para municípios de até 20 mil habitantes e que não possuem CAPS. Devem contar com um profissional de curso superior ou oficineiro.
Proporcionam um contexto apropriado para a partilha e expressão de sentimentos, e uma oportunidade para que os indivíduos aprendam mais sobre si próprios e sobre a relação com os outros.
Os CAPS oferecem diversos tipos de atividades terapêuticas, por exemplo: psicoterapia individual ou em grupo, oficinas terapêuticas, atividades comunitárias, atividades artísticas, orientação e acompanhamento do uso de medicação, atendimento domiciliar e aos familiares.
Ao começar o tratamento em um CAPS, a pessoa com depressão, em geral, irá passar por:
A unidade é responsável pelo atendimento de pessoas com problemas psiquiátricos visando a recuperação da saúde mental e a integração do paciente com sua família e comunidade. Para alcançar esse objetivo, o Caps conta com uma equipe multiprofissional e com atividades coletivas e individuais, além do tratamento médico.