Enquanto o diploma é um documento que permite ir além tanto na carreira formal de trabalho ou vida acadêmica, o certificado permite que você se especialize em determinada área e agregue valor ao currículo. Enquanto o diploma é um título strictu sensu, o certificado é um título lato sensu.
O diploma é um documento oficial que deve ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). ... Além de formar profissionalmente, o diploma também representa uma especialização em campos específicos do conhecimento através dos cursos de pós-graduação, seja stricto sensu ou latu sensu.
A principal vantagem do diploma é o direito de ingressar em um curso de pós-graduação ou mestrado ou uma profissão com exigência legal. Já o CERTIFICADO é um documento concedido que ATESTA que seu titular participou de algum evento, como conferência, congresso, simpósio, ciclo de estudos, palestras, entre outros.
Quem pode emitir o diploma? O diploma só pode ser emitido por Instituições de Ensino Superior (IES) nas quais o curso, ao qual o diploma faz referência, seja reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
cinco anos
O diploma reconhecido pelo MEC abre portas. Com ele você pode, por exemplo, fazer o registro Conselho Regional da sua profissão – essa filiação é condição legal obrigatória para o exercício de algumas atividades, como Medicina, Farmácia, Engenharia, Enfermagem, etc.
Certificados para cursos técnicos Um impeditivo para emitir os certificados para essa categoria pode ser o Ministério da Educação (MEC). Isso porque é necessário que o MEC reconheça seu curso como capacitador técnico. Para isso os cursos devem variar de 3 meses a 3 anos, dependendo da área de atuação.
A venda de diplomas reconhecidos pelo MEC é feita de uma forma que conste na universidade que você realmente cursou na instituição, com notas falsas, para que o diploma seja produzido na própria universidade e reconhecido pelo MEC.