Urânio é um elemento químico da Tabela Periódica representado pelo símbolo U, cujo número atômico é 92 e pertence a família dos actinídeos. Trata-se do elemento com o núcleo atômico mais pesado existente na natureza.
Em química, isótonos são átomos que diferem no número atômico (número de prótons) e no número de massa, porém apresentam o mesmo número de nêutrons. Exemplo: O Boro e o Carbono apresentam, cada um, 6 nêutrons: Boro: Z=5 e A=11 contém 5 prótons e 6 neutrons.
Resposta. Porque isótopos possuem o mesmo número de prótons. O número atômico é igual ao número de prótons, logo, isótopos sempre são representados pelo mesmo elemento químico. Para os isóbaros, o único número igual é o de massa; eles são, contudo, necessariamente elementos diferentes.
2, 4
É correto afirmar sobre os isótopos: a) São átomos que possuem o mesmo número de prótons no núcleo e diferente número de nêutrons. ... c) São átomos que apresentam diferentes números de prótons.
Em relação ao átomo, é correto afirmar que : A- a eletrosfera possui partículas de carga elétrica positiva. B- a massa do átomo está distribuída uniformemente. C- o diâmetro do núcleo é muito menor que o da eletrosfera. D- a massa da eletrosfera é maior do que a massa do núcleo.
Naturais são isótopos encontrados na natureza, como o Hidrogênio, o deutério e o trítio. Artificiais são isótopos produzidos pelo homem, podemos citar o fosforo 30.
Radioatividade natural ou espontânea: É a que se manifesta nos elementos radioativos e nos isótopos que se encontram na natureza e poluem o meio ambiente. Radioatividade artificial ou induzida: É aquela que é provocada por transformações nucleares artificiais.
Os isótopos naturais são encontrados em proporções praticamente constantes para cada elemento químico. Em geral, os isótopos não possuem nome próprio. São designados pelo nome do elemento a que pertencem seguido do respectivo número de massa.