Resposta. Lei da oferta e da procura: Os preços das mercadorias variam de acordo com a procura por parte do consumidor e com a quantidade do produto em oferta, isto é, colocada à venda. Por exemplo: se há grande produção de leite, o preço dessa mercadoria tende a cair; se a produção é pequena, o preço tende a aumentar.
Já a demanda da moeda é a quantidade de papel-moeda, ou em conta-corrente, que uma população deseja ter. Essa quantidade possui diversas variáveis. Porém, duas seriam as mais importantes. A primeira a taxa de juros.
“A Teoria Quantitativa da Moeda (TQM) diz quanto de moeda é mantida para uma dada renda agregada, o que representa a teoria de demanda por moeda e sugere que as taxas de juros não afetam essa demanda. ... Assim, a emissão de papel-moeda pelo BCB reflete a demanda do público por papel-moeda.
Sempre abrir. A inflação acontece quando a oferta de dinheiro aumenta, desvalorizando a moeda. ... Do mesmo modo, quando a quantidade da moeda ofertada aumenta, seu valor cai, e o poder de compra diminui, assim como a quantidade de bens que pode ser adquirida com uma unidade desse dinheiro.
Na Política Monetária Expansionista, o Banco Central aumenta a oferta de moeda em circulação no país e reduz as taxas de juros com o objetivo de melhorar o desempenho da economia por meio do aumento do poder de compra para incentivar o consumo.