[Por Extensão] Ausência de harmonia; característica daquilo que, numa comparação, não combina com outra coisa(s): dissonância entre a teoria e a prática; dissonância de cores, de formas. [Música] Combinação de sons pouco ou nada harmônicos; desafinação. [Gramática] Junção de sílabas ou palavras que soam mal; cacofonia.
O psicólogo norte americano Leon Festinger, constatou em 1957, que dissonância cognitiva refere-se à contradição entre a maneira como o indivíduo se comporta e a maneira como ele pensa, ou seja, é o resultado emocional proveniente de uma ação em que duas crenças distintas se chocam.
Como reduzir a dissonância cognitiva
Muito importante sabe por quê? Porque a dissonância cognitiva gera desconforto, tensão, conflito. ... Isso mesmo, Desconforto, tensão, conflito.
Em música, dissonância é a qualidade dos sons parecerem "instáveis" e de terem uma necessidade natural de serem resolvidos para uma consonância estável. Tanto consonância como dissonância são palavras aplicáveis à harmonia, acordes e intervalos e, por extensão, à melodia, e mesmo ao ritmo e à métrica.
Acordes consonantes: acordes que soam de forma harmoniosa; Acordes dissonantes: acordes que soam como se as notas não pertencessem a mesma escala, como se houve uma desafinação, por assim dizer.
Intervalo consonante é aquele cujas notas se completam. ... Todos os intervalos justos (1ª, 4ª, 5ª e 8ª) são classificados como consonâncias perfeitas. Já os intervalos de 3ª e 6ª (M ou m) são classificados como consonâncias imperfeitas.
Como substituir acordes de mesma função harmônica
Teve seus estudos principalmente focados no tratamento da depressão e passou a questionar o tratamento somente fármaco. Conhecido como o pai da Terapia Cognitivo Comportamental, desenvolveu sua teoria depois de perceber que os métodos antes utilizados, não eram tão eficientes no tratamento da depressão.