O telefone nasceu meio por acaso, na noite de 2 de junho de 1875. Alexander Graham Bell, um imigrante escocês que morava nos Estados Unidos e era professor de surdos-mudos, fazia experiências com um telégrafo harmônico quando seu ajudante, Thomas Watson, puxou a corda do transmissor e emitiu um som diferente.
Segundo ele, o número de fax no país saltou de novecentos em 1984, quando surgiu o primeiro modelo brasileiro para mais de 28 mil no ano passado.
A história da telecomunicação teve seu início com a invenção do telefone. O aparelho revolucionou um mundo que até então se comunicava somente por meio da fala e da escrita, isso em meados de 1875. Em uma exposição realizada nos Estados Unidos, o nosso então imperador Dom Pedro II conhece o telefone, no ano de 1876.
1843
Alexander Bain
Em 1949, a Muirhead instalou o primeiro sistema de fax no Japão. E no ano 1973 ele começou a ser produzido em grande escala. Uma "máquina de fax" normalmente consiste de uma escâner, um modem, uma impressora e uma linha telefônica em um só equipamento.
Fax é uma abreviatura de Facsimile, que significa uma edição nova que reproduz exatamente a edição original, inclusive fontes de letras, escalas, ilustrações, diagramação e paginação, ou seja, ele é utilizado para transferência remota de documentos via rede telefônica.
Como funciona o fax?