Uma empresa para se manter competitiva no mercado deve investir no bem estar de seus funcionários. Assim sendo, para se conseguir essa questão deve - se investir na qualidade de vida no trabalho. Dessa forma, tal questão faz com que os trabalhadores trabalhem motivados, o que aumenta o desempenho no trabalho.
A relação entre ciência e senso comum é abordada por Santos (1989) na concepção de que a ciência se opõe a opinião. ... O senso comum representa a experiência imediata, o conhecimento vulgar; as opiniões. Ou seja, tudo o que se precisa romper para se tornar possível o conhecimento científico, racional e válido.
Pelo senso comum, cultura é a educação formal (escola) que uma pessoa tem. ... A cultura, em seu significado real é a maneira de ser, sentir, agir, pensar, de um povo, a maneira simbólica que esse povo usa para transformar a naureza a seu favor; e é restrita apenas aos seres humanos, que são dotados de razão.
Enquanto a ciência ocupa-se com seu objeto específico de estudo, a filosofia ocupa-se com tentar entender se esse objeto é corretamente estudado, além de tentar aprimorar os modos do fazer científico, a fim de proporcionar à ciência a maior validade racional possível.
O senso comum, para um grupo de teóricos, é definido de maneira geral como um pensamento simples e superficial oposto ao conhecimento científico, o que traz à tona elementos epistemológicos importantes e que precisam ser mapeados. ... A opinião pensa mal; não pensa: traduz necessidades em conhecimentos.
A ciência distingue-se do senso comum porque este é uma opinião baseada em hábitos, preconceitos, tradições cristalizadas, enquanto a ciência baseia-se em pesquisas, investigações metódicas e sistemáticas e na exigência de que as teorias sejam internamente coerentes e digam a verdade sobre a realidade.
Basicamente, uma das principais características do conhecimento científico é a sistematização. Ou seja, o ato de descobrir o saber de forma ordenada, juntando-se ideias que formarão uma teoria. Também deve ser dado destaque para o princípio da verificabilidade, comprovando-se ou não uma ideia ou teoria.
O senso comum é mais voltado para a cultura do local, os mitos e verdades herdados pelos mais antigos. O sendo científico existe justamente para confrontar ciências, religiões, e claro, desenvolver curas, tecnologias, conhecer novas doenças, etc.
O senso comum é de extrema importância, pois é através dele que tiramos as conclusões pessoais. O senso comum é um resultado do que acontece se fizer algo, seja de sofrimento ou experiência tradicional. O senso comum tem a importância de orientar o homem a não errar como os que erraram antigamente.
Verificado por especialistas A filosofia pode superar o senso comum instigando os indivíduos a conhecerem a si mesmos e a sociedade que os rodeiam investigando as coisas ao seu redor e se valendo de outros conhecimentos, como o científico por exemplo.
O senso comum possui uma importância enorme na história dos problemas filosóficos, sobretudo por estar associado à experiência tradicional. ... A experiencia tradicional nos dá os elementos para a compreensão de nossa condição de seres falíveis.
A Filosofia é muito importante para nós, embora muitos não saibam da sua importância. Ela nos ajuda desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, e compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe. ... A partir da Filosofia surge a ciência que é o conhecimento científico por sua própria natureza.
a importância consiste na diferença entre os modos como o conhecimento é adquirido e propagado. O senso comum nasce a partir do conhecimento empírico e é passado de geração a geração, sem nenhum questionamento ou análise sistematizada.
Os perigos do senso comum É o caso do estereótipo, ou seja, a visão simplista que se faz de outros seres sociais e acontecimentos, que pode gerar preconceito e exclusão. O senso comum auxilia nas tarefas cotidianas, como o ato de vestir-se, ao mesmo tempo que providencia uma visão de mundo pronta e simplificada.
As afirmações propostas pelo senso comum acabam tornando-se elementos culturais, na medida em que a repetição as tornam verdadeiras. A cultura popular está cheia de elementos do senso comum. Temos, por exemplo, a afirmação causal “se pegar friagem, ficará gripado”.
1) Porque existe um entendimento geral de que a filosofia não trás resultados úteis ? R: Porque as pessoas tendem a duvidar da filosofia Ruanda está consegue provar algo, outra ciência toma a resposta em seu lugar.