NO ASSENTAMENTO PODE-SE USAR FERRAMENTE DE EXÚ EM VEZ DE IMAGENS, PARA EXÚ CATIÇO PODE SE CORTAR DIRETO NO ALGUIDA SEM NADA DENTRO, MAS SEGUE O FUNDAMENTO DA CABEÇA, PATAS, AZAS E RABO MAIS O COROAMENTO DE PENAS, NEM PENSAR USAR OKUTÁ, A PEDRA É SÓ PARA ORIXÁ.
A ideia do CORTE é justamente “quebrarmos” toda e qualquer influência negativa que vem causando dor, calamidade, prejuízo, desgraça, imperfeição e que, d alguma forma acaba nos “castigando” fazendo com que carreguemos certas culpas por erros cometidos em algum momento do nosso passado.
O sacrifício do animal serve como uma oferenda ao orixá, para que ele descarregue as energias negativas da pessoa, que é transferida ao animal, abatido em seguida. O ritual de corte deve ser realizado por um sacerdote específico da casa, o axogum.
É se dar,acima de tudo a um trabalho espiritual. É saber que um terreiro,um centro, uma casa de Umbanda é um local espiritual e não a Religião de Umbanda em seu todo, mas todos os terreiros,centros e casas de Umbanda, representam a Religião de Umbanda./span>
Macumba s.f. é um idiofone, percutido indiretamente, onde o bastão é raspado com uma pequena baqueta. Dessa forma, seria categorizado como 112.
Oferenda, nas religiões afro-brasileiras, é um sacrifício ritualístico, em que, assim como em outras religiões, os praticantes se desfazem de um bem material em homenagem a um orixá ou entidade espiritual. ... Na Umbanda, as oferendas normalmente também são conhecidas por despachos.
Encruzilhada ou encruza (o cruzamento de ruas de uma cidade), segundo a umbanda, é um lugar onde são feitas oferendas a Exu e Pomba gira. Estas oferendas tem as mais variadas funções, como proteção, prosperidade, descarrego, entre outras e são chamadas de despacho.
Hierarquia
Farofa ou mi-ami-ami é um nome comum a vários tipos de comidas rituais votivas, feita de uma mistura, que tem como base farinha de mandioca, "farinha de pau ou farinha de guerra". Esta comida ritual sagrada, também é um alimento ritual e muito apreciada pela maioria do povo do santo da cultura Nagô-Vodum.
Despachos – O CPC define como despachos todos os demais pronunciamentos do juiz praticados no processo, de ofício ou a requerimento da parte. Isso quer dizer que, nos despachos, o objetivo não é solucionar o processo, mas determinar medidas necessárias para o julgamento da ação em curso./span>
Um ebó é um ritual de base africana, criado para reequilibrar os aspectos da vida de um indivíduo. Há vários aspectos que devem permanecer em equilíbrio para termos uma boa vida: saúde, amor, prosperidade, vida profissional, família etc./span>
A gira é um ritual da umbanda para realização de trabalhos espirituais por meio de médiuns incorporando entidades. Na abertura são entoados cantos, saudações e defumação do ambiente./span>
História. O termo "quimbanda" (da mesma forma que o termo "umbanda") tem origem na língua umbundu, e dentro do Candomblé de Angola designa, desde o período pré-colonial, um rito próprio, cujo sacerdote que o pratica é chamado de "Tata Quimbanda".
Crenças e práticas
Dar de graça o que de graça receber com humildade, caridade e fé. Esse é o lema da umbanda, religião brasileira que mistura vários elementos do cristianismo, do espiritismo e de cultos africanos./span>