conclusao. Segundo o IBGE o negro tem uma vida um pouco melhor, tem direito a coisas que no passado não tinha como escola, universidade, saúde, emprego, moradia e etc... Hoje, no Brasil ainda existe racismo e preconceito, tem pessoas que acham que os negros são inferiores aos outros. O racismo é um crime inafiançável.
A escravização negra, raiz da formação brasileira, é a razão para a persistente desigualdade racial que conduz o conjunto das relações econômicas, sociais, culturais e institucionais do país. E diante desse histórico de centenas de anos de escravidão, seguidos de liberdade sem suporte, nasceu o racismo estrutural.
Alguns sociólogos distinguem racismo institucional de "racismo estrutural" (às vezes chamado de racialização estruturada), O primeiro enfoca as normas e práticas dentro de uma instituição; o segundo, as "interações" entre instituições, interações que produzem resultados racializados contra pessoas não-brancas.
Preconceito – O preconceito causa inúmeros danos a quem sofre e esta presente muitas vezes de forma velada. Lamentável observar tal comportamento! É importante destacar que isso tem graves consequências a quem sofre essa agressão, como baixa autoestima, irritabilidade, depressão e em alguns casos a morte.
Em nosso contexto, o preconceito racial é o mais comum e o mais problemático em suas consequências. Uma delas é a segregação racial ou o racismo, que também está intimamente ligada a problemas sociais como a desigualdade, a violência e a pobreza.
Como vemos, o preconceito envolve a discriminação por meio de “Catálogos”, as pessoas se sentem intimidadas a seguir estes padrões, como se eles fossem uma espécie de “Deus”, a ser seguido, agindo dessa forma que elas próprias se discriminam.
Preconceito é o ato de julgar algo ou alguém antes de conhecer o objeto de juízo.
Já o preconceito de origem, característico dos Estados Unidos, reside na descendência. Ser negro ou não é inegociável, independentemente do contexto ou condições sociais. Portanto, uma mulher branca de cabelos louros e olhos azuis pode sofrer preconceito se, originalmente, descender de negros.