Mutação Cromossômica
Saiba o que são os 5 IS da Geriatria
Doenças comuns nos idosos: Derrames (acidente vascular cerebral); Pneumonia; Câncer; Enfisema e bronquite crônica; Infecção urinária; Osteoporose; Diabetes; Osteartrose; Mal de Parkinson; Alzheimer.
Radicais livres: são uns dos maiores causadores do envelhecimento cutâneo. Os radicais livres se formam dentro das células pela exposição aos raios ultravioleta, pela poluição, estresse, fumo etc.
Pode-se afirmar que o envelhecimento ocorre quando processos intrínsecos e interações com o ambiente, como luz solar, toxinas no ar e na água e nossa dieta, causam mudanças na estrutura e na função das moléculas e das células do organismo.
O que as faz envelhecer é um subproduto do que nos mantém vivos: oxigênio. Isso mesmo, o oxigênio tem um subproduto chamados Radicais Livres deOxigênio (RLO), que se formam durante o processo de respiração das células.
Envelhecer também significa mudanças e muitas vezes perdas, além de ganhos, como: a aposentadoria, a viuvez, o ninho vazio, assumir papéis como os de avós e cuidadores de pessoas dependentes, assim como ter que conviver com sua própria perda de autonomia e algumas doenças crônicas.
O envelhecimento cutâneo pode ser intrínseco ou cronológico, aquele que surge com a idade influenciado por fatores genéticos, ou extrínseco ou actínico aquele que surge influenciado por fatores externos tal como o tabaco, poluição, hábitos de vida e predominantemente, a radiação solar (fotoenvelhecimento).
O envelhecimento da pele tem basicamente dois componentes: o envelhecimento intrínseco, decorrente da passagem natural do tempo e o envelhecimento extrínseco, provocado por fatores ambientais que interagem com a pele. Dentre eles, o mais conhecido é o chamado fotoenvelhecimento, causado pela exposição ao sol.
A glicação é um processo que une uma molécula de glicose com uma de proteína, como colágeno e elastina - as mesmas responsáveis por manter a pele mais jovem e firme. “Essa união instabiliza a proteína e a faz quebrar.
Evite a glicação Pão branco, farinha de trigo, biscoitos, bolachas, macarrão e massas são os principais exemplos. Assim, para abaixar o índice de glicação é importante planejar a redução de consumo dos carboidratos refinados. Prefira também os carboidratos complexos, que demoram muito mais para virar açúcar no sangue.
Os dermocosméticos antiglicantes atuam impedindo que essa união entre açúcar e proteína ocorra, minimizando o envelhecimento precoce, devolvendo a firmeza, a flexibilidade, prevenindo o aparecimento de rugas e revitalizando os contornos do rosto e da pele.
A exposição solar e os produtos avançados de glicação, também chamamos de AGEs, são dois dos principais fatores que aceleram o envelhecimento cutâneo. Enquanto o primeiro é bastante conhecido, o segundo, relacionado à alimentação, ainda suscita dúvidas.