O estilo individual é a maneira pessoal de cada um fazer uso da linguagem (literária ou não), ou seja, a capacidade individual de elaborar expressivamente o texto (língua, técnicas, recursos estilísticos etc.). Portanto, o estilo é a manifestação da individualidade.
Estilo individual é a maneira peculiar com que cada escritor manipula a linguagem literária. Refere-se à capacidade de usar técnicas para obter um melhor resultado estético.
O estilo pode ser a marca que o autor deixa na obra, a assinatura que o escritor evidencia em sua escrita, o visível que vai além das palavras escritas em uma folha. O estilo na escrita está além e aquém das convenções linguísticas. Não se trata da inobservância de regras de linguagem e de preceitos de escrita.
Os estilos de época nada mais são do que os Movimentos Literários ou Escolas Literárias. Eles também recebem o nome de “Estilos de Época” porque pertencem a um determinado período da história.
No Brasil, durante a era Colonial, os estilos de época eram classificados como: Quinhentismo, Seiscentismo ou Barroco e o Setecentismo ou Arcadismo. Na era Nacional temos: o Romantismo, Realismo/ Naturalismo, Simbolismo/ Pré-Modernismo e o Modernismo.
O conceptismo significa “jogo de ideias”. Também é chamado de Quevedismo, pois foi inspirado na poesia do poeta espanhol Francisco de Quevedo (1580-1645). ... Sendo assim, o conceptismo é definido pelo uso de argumentos racionais, ou seja, do pensamento lógico, valorizando sempre o conteúdo textual.
Significado de Cultista adjetivo Que diz respeito ao cultismo; culterano. substantivo masculino e feminino Partidário do que é culto, civilizado.
Denomina-se culteranismo ou cultismo o aspecto do barroco voltado para o jogo de palavras, para o rebuscamento da forma, para a ornamentação estilística, para o preciosismo lingüístico, para a erudição minuciosa.
A linguagem do Barroco é caracterizada por ter um tom desafiador e revolucionário. A linguagem dessa escola literária fala sobre os sentimentos do homem e a sua luta com o corpo e alma, razão e fé. O que é Barroco? O Barroco ocorreu entre os séculos XVI e XVII.
c) O Barroco apresenta, como característica marcante, o espírito de tensão, conflito entre tendências opostas: de um lado, o teocentrismo medieval; de outro, o antropocentrismo renascentista. ... e) O barroco caracteriza-se pela sintaxe obscura, uso de hipérbole e de metáforas.