Como fazer uma revisão bibliográfica
Revisão sistemática: Aprenda de uma vez sobre esse processo
Escrevendo a Revisão sistemática da literatura
Os métodos para elaboração de revisões sistemáticas preveem: (1) elaboração da pergunta de pesquisa; (2) busca na literatura; (3) seleção dos artigos; (4) extração dos dados; (5) avaliação da qualidade metodológica; (6) síntese dos dados (metanálise); (7) avaliação da qualidade das evidências; e (8) redação e ...
As revisões sistemáticas são desenhadas para ser metódicas, explícitas e passíveis de reprodução. Esse tipo de estudo serve para nortear o desenvolvimento de projetos, indicando novos rumos para futuras investigações e identificando quais métodos de pesquisa foram utilizados em uma área.
Meta-regressão consiste em uma forma de análise de sensibilidade em metanálises. Permite avaliar o impacto de covariáveis no resultado metanalisado, através de técnicas de regressão. ... Incorporar a heterogeneidade é uma etapa simples e consiste em utilizar modelo de efeitos aleatórios na análise./span>
A interpretação de uma figura forest plot é simples: se o diamante ou os intervalos de confiança tocarem a linha central do gráfico, indica que não há diferença estatisticamente significativa entre os grupos.
Nós podemos fazer isso de duas formas: a primeira é importar o banco de dados no mesmo formato que utilizamos no pacote meta e, a segunda forma é criar manualmente um banco de dados no R. Veja que no exemplo, temos os resultados de 4 estudos. Veja que nós não estamos preocupados em retirar os estudos que se repetem./span>
A heterogeneidade estatística costuma ser medida por meio da fórmula estatística I2 , uma medida entre zero e 100% que avalia quanto da variação do estudo decorre das diferenças entre os desfechos do estudo em comparação ao acaso./span>
A identificação da heterogeneidade estatística pode ser realizada de duas formas. A primeira é pela inspeção visual dos gráficos das meta-análises (os resultados são semelhantes? os intervalos de confiança sobrepõem-se?). A segunda é pela aplicação do teste estatístico (X2 qui-quadrado).
CONTEÚDO: Na avaliação crítica da revisão sistemática, é necessário que o intensivista atente para a estruturação da questão a ser respondida, a estratégia de busca utilizada, os critérios de inclusão e a qualidade metodológica dos estudos incluídos, e como foram extraídos os dados levantados.
O resumo deve ser claro na descrição do objetivo, descrição do problema, sua importância, metodologia empregada, resultados encontrados e contribuição do artigo. A Introdução deve definir bem o contexto do problema, seu recorte e abordagens históricas e tentativas de resolução dos mesmos.
CONTEÚDO: Na avaliação crítica da revisão sistemática, é necessário que o intensivista atente para a estruturação da questão a ser respondida, a estratégia de busca utilizada, os critérios de inclusão e a qualidade metodológica dos estudos incluídos, e como foram extraídos os dados levantados.