A Semiologia é a investigação e o estudo dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente, centrados na realização do exame físico. A Semiotécnica diz respeito ao estudo e ensino da técnica e dos procedimentos necessários ao cuidar que sucedem ao exame físico (POSSO, 2006).
O filósofo Charles Sanders Peirce (1839 — 1914) investigava a relação entre objetos e o pensamento. Peirce aproveitou o conhecimento e reflexões adquiridos em sua formação como físico e matemático para formular sua teoria da semiótica, o estudo dos signos. ...
Com base no livro O que é Semiótica de Lúcia Santaella, ela explica sobre a teoria de Peirce que semiótica é a ciência geral de todas as linguagens, a ciência que estuda os signos, um tipo de energia que reage e que é reagida pelo ser humano, uma energia que move qualquer coisa.
Para Peirce, a lógica não se restringe ao estudo de conteúdos mentais, mas transcende-o, estudando todo e qualquer tipo de signo, interno ou externo à mente humana, independente de ser pensado por alguma consciência, sem prejuízo de sua capacidade de se dirigir a alguma, que é anterior e necessária à significação [W 1: ...
Entendido agora? Um símbolo é algo reconhecível por si só, que representa algum conceito (um país ou um time de futebol podem adotar um leão como seu símbolo), enquanto um signo é algo abstrato, que tem a mesma função de representar alguma coisa (como o signo que representa Peixes, no zodíaco).
É um signo visual (uma imagem) que representa um objeto ou coisa por semelhança já que possui as mesma características que o objeto. Um ícone usa forma, cor, som textura e outros elementos gráficos para criar uma conexão evidente entre imagem e ideia. Os ícones dependem, em diferentes graus, das convenções culturais.
Sin-signo: Coisa ou evento que existe atualmente. Um exemplo: qualquer objeto ou evento concreto percebido. Legi-signo: Signo que descreve inúmeros objetos. É um signo sobre o qual há uma concordância ou uma convenção, de ordem generalizante, sobre o que e como ele representa.
A partir da divisão das partes que interagem na constituição do signo, Peirce estabeleceu classificações triádicas (tricotomias) dos tipos possíveis de signos (p. ... 1º) do signo consigo mesmo (seu representâmen); 2º) do signo com seu objeto dinâmico; 3º) do signo com seu interpretante.