Coloque o copo perto de uma janela, ou de forma que a luz do sol bata direto no copo. Depois, vire o espelho, flutuando dentro do copo, até que esteja refletindo a luz do sol em uma parede. Aí, você verá um arco-íris dentro de sua casa – ainda que não seja circular!
Adicione 1 colher de sopa de açúcar (15 g) no primeiro copo, 2 colheres de sopa de açúcar (30 g) no segundo, 3 colheres de sopa de açúcar (45 g) no terceiro e 4 colheres de sopa de açúcar (60 g) no quarto. Reserve o quinto copo vazio. 2. Adicione 3 colheres de sopa de água (45 ml) em cada um dos quatro copos.
O “segredo” desta experiência é o fenômeno da capilaridade, que faz com que líquidos tenham a tendência de preencher tubos muito pequenos. Isso acontece nas velas, por exemplo, em que a parafina líquida percorre o pavio, vencendo a força da gravidade.
Como fazer Pegue o recipiente transparente, encha com a água com corante e o óleo: para cada medida de água deverá ser acrescentada duas de óleo. Quando a mistura estiver estável, ou seja, sem bolhas, deverá ser colocado o comprimido efervescente antiácido. O resultado é parecido com aquelas lâmpadas de lava.
Outro jeito de fazer tornado É preciso deixar a garrafa com água na parte de cima, e girar a garrafa superior como se estivesse mexendo um alimento grosso na panela. Assim, um tornado se forma, e a água passa para a garrafa de baixo.
4- Adiciona-se cerca de 20 mL de água oxigenada concentrada; 5- Com cuidado, adicione 2 g de iodeto de potássio à mistura dentro da proveta. Imediatamente saia de perto e observe a formação de uma espuma que subirá pela proveta e aumentará cada vez mais, caindo do lado de fora.
Olha só essa listinha:
Explodir quer dizer que vai destruir qualquer coisa, mesmo se não for capaz de estourar. Uma bexiga por exemplo, pode explodir de qualquer forma, mas só pode stourar porque contém ar, ou algo dentro.
A explosão inicia-se quando um estímulo exterior provoca um aumento de energia cinética no explosivo, levando à quebra das ligações das moléculas afetadas, provocando a sua decomposição e consequente libertação de energia, propagando o efeito às moléculas adjacentes, provocando o efeito de ''Reação em Cadeia''.
Faça uma massinha de neve. Coloque vinagre no bicarbonato de sódio para formar a reação química perfeita para ele formar uma massinha, como o truque do refrigerante com Mentos. Divirta as crianças dando a elas uma tigela de vinagre para colocar bolas de neve falsa.
A mistura do vinagre com o bicarbonato de sódio gera um produto chamado ácido carbônico. Esse ácido imediatamente se decompõe em dióxido de carbono. Quando se adiciona vinagre ao bicarbonato, é o gás carbônico que gera as bolhas. ... Esse gás em recipiente fechado pode causar acidentes causados pela explosão.
Leite que explode O bacana da mistura do bicarbonato com o vinagre, é que ela produz o efeito de erupção em outras bases que não água. Leite por exemplo. Você pode começar a atividade usando corante de alimentos para fazer astintas dançantes, e depois adicionar bicarbonato e vinagre para ter o leite que explode.
Isso porque caso a mistura contenha uma quantidade maior de bicarbonato poderá deixar o estômago com um pH muito básico, o que dificulta a digestão e aumenta a formação de gases. Já se a mistura tiver uma quantidade muito grande de limão, o pH poderá continuar ácido, não aliviando os sintomas.