A. Teste com o motor aquecido (após o acionamento do eletroventilador) a 2500 RPM. B. No fio preto (sinal) e no cinza (massa), verifique o sinal da sonda com o multímetro em tensão contínua DC, conforme FIGURA 4.
SONDA LAMBDA COM DEFEITO: SINTOMAS Elevado consumo de combustível. Fraca potência do motor. Elevadas emissões de gases de escape (exame dos gases de escape) Iluminação da luz de controle do motor.
O funcionamento da sonda lambda deve ser checado a cada 30 mil quilômetros, pois a oxidação e a carbonização gera crostas e entupimentos na entrada de oxigênio do componente, que acaba enviando sinais errados à central da injeção eletrônica.
Ao contrário de outras peças, a sonda Lambda não tem vida útil pré-determinada. Essa peça pode durar centenas de milhares de quilômetros sem qualquer problema. Ela tampouco exige qualquer tipo de manutenção periódica e, portanto, não costuma gerar despesas para os proprietários.
E o componente responsável por levar ao módulo de injeção eletrônica a informação primordial para esse controle é a sonda lambda – também conhecida como sensor de oxigênio. ... Em nossos carros, é exatamente isso o que a sonda lambda faz: mede a quantidade de oxigênio presente nos gases eliminados pelo motor.
A Bosch apresenta também essa sonda lambda tipo finger de quatro fios que se destaca por ser compatível com uma enorme gama de veículos. Ela não só cumpre todos os requisitos das fabricantes, como também apresenta uma qualidade acima da média. A durabilidade está entre as melhores do mercado.
Vejam a variedade existente:
Controle a economia e potencia do seu motor com a instalação da uma sonda lambda. Fio de rosca 18 x 1.
Vamos testar a sonda pré-catalisador. Para isso, conecte a ponta vermelha de um multímetro no positivo da bateria, e a ponta preta conecte na massa. É apresentada a tensão de 12,80 VDC (tensão de bateria). Agora conecte a ponta preta no terminal 45 (fio roxo) do conector B, que é o terra da sonda lambda.
A sonda lambda é composta por dióxido de zircónio, um material cerâmico que quando atinge os 300ºC se transforma num condutor de ions de oxigênio. Desta forma, a sonda consegue identificar por meio de uma variação de tensão (medida em mV, ou milivolts) a quantidade de oxigênio presente nos gases de escapamento.
Testando o sinal da sonda lambda de banda larga Para isso injete um pouco de spray lubrificante no respiro do motor. Instantaneamente a mistura se altera (ficando rica, abaixo de 2,50 VDC), provocando a reação do sensor. Essa mudança é visualmente identificada através do gráfico do osciloscópio, conforme abaixo.
O Controle para aquecedor de sonda lambda T74 é um módulo eletrônico desenvolvido para ser aplicado na resistência de aquecimento dos sensores de oxigênio (sonda lambda).
INSTALAÇÃO DO HALLMETER: Após a junção da tubagem do escape, cálcule 15 a 20 cm, este será o local ideal para a colocação da sonda lambda. A instalação do hallmeter na sonda lambda, tanto para veículos carburados ou com injeção eletrônica é simples, sempre ligar o fio roxo do hallmeter ao fio preto da sonda lambda.
Defina o local para a instalação do Hallmeter, em seguida passe o cabo que fará a conexão com a Sonda Lambda, ligue o cabo preto/ malha (Terra) a carcaça do veículo, o cabo vermelho (+ 12V) deverá ser conectado a um positivo pós-chave, recomendamos que o positivo seja conectado o mais próximo possível do comutador de ...
Vamos la... faça a medição da tensão da pilha, encontre uma pilha com valores entre 0,8V e 1,0V assim você pode medir e ver o sistema funcionar. Ligando o hallmeter na alimentação (pode ser na bancada mesmo), encoste o (-) da pilha no (-) da alimentação e o (+) da pilha no fio do sinal a ser medido.
Como instalar sonda lambda?
O funcionamento desse instrumento é simples: ele recebe informações da sonda lambda (correntes elétricas que variam de aproximadamente 100 a 900 mV) que acende os LEDs nele existentes. Geralmente, o indicador de mistura tem uma escala com três classificações: rica, ideal e pobre (rich, stoich e lean).
A função do wideband é a leitura do sensor lâmbda, que é indicar a mistura ar/combustível e atua no sistema de admissão para que a mistura esteja sempre estequiométrica (quantidade de ar/combustível ideal).
O nome é meio estranho, mas a sonda lambda é uma espécie de “nariz” do motor, localizado na maioria dos carros no coletor do escapamento. Para entender melhor como esta peça é importante, imagine o presidente do país como o módulo da injeção.
Lubrifique os sensores de oxigênio. Os componentes em questão não costumam ser desinstalados com frequência e, por esse motivo, podem ficar emperrados. Sendo assim, aplique uma pequena quantidade de óleo lubrificante WD-40 sobre as peças e aguarde alguns minutos para conseguir removê-las com mais facilidade.
Assim, é necessário realizar a limpeza da sonda após o uso. Aplique 30 ml de água filtrada antes e após cada utilização, para assepsia. Injete com cuidado para que a pressão da água não rompa a sonda. Limpe também a parte externa do tubo, com gaze, água e álcool 70%, pelo menos, uma vez ao dia.