Para uma avaliação nutricional infantil e do adolescente completa se faz necessário a obtenção de outros dados, como exames bioquímicos, exame físico, anamnese pessoal e familiar, e avaliação da ingestão alimentar.
O IMC é reconhecido como padrão internacional para avaliar o grau de sobrepeso e obesidade. É calculado dividindo o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros).
Os principais fatores avaliados pelas curvas de crescimento são o comprimento, o peso e o perímetro da cabeça. Esse último deve ser acompanhado rigorosamente durante o primeiro ano do bebê.
O peso é calculado em percentil (ou seja, uma escala que varia de 0 a 100). Por exemplo: se o bebê tiver o percentil 40, isso significa que 60% dos bebês de mesma idade são maiores do que ele, enquanto 40% são menores. A variação do percentil considerado normal é ampla, vai de 10 a 90.
Define-se percentil k, Qk, para k = 1, 2, ..., 99, como sendo o valor tal que k% dos elementos da amostra são menores ou iguais a Qk e os restantes (100-k)% elementos da amostra são maiores ou iguais a Qk. O 1º e o 3º quartis também são conhecidos como percentis 25 e 75, respetivamente.