Até os 7 anos a criança cria fantasias e isso ajuda a elaborar seu mundo interno. Por isso, para falar sobre a morte os pais podem contar histórias, por exemplo, ou usar metáforas, como dizer para uma criança pequena que a pessoa virou uma estrela no céu.
Luto Infantil: 7 Dicas para ajudar Crianças a Lidar com a Perda
Como aplicar na prática O primeiro passo do tratamento envolve a conscientização sobre o processo de luto. É apresentado ao paciente as diferentes fases. Entre elas, alarme, torpor, procura, depressão e reorganização. Assim, o terapeuta começa o tratamento para mudança de foco.
Fases do luto
Expresse a sua dor e não tenha medo de vivenciar essa montanha russa de sentimentos diante da morte daquele que amamos. Valorize a presença das pessoas que lhe cercam, transforme a dor da ausência em gratidão pelos que estão presentes em sua vida e reconheça como cada encontro é valioso.
Se já se passaram vários meses e anos e ainda não conseguimos falar dessa pessoa, o luto ainda não foi superado. Se percebermos uma parede, um nó na garganta e resistirmos a devolver esse fato ou essa figura significativa à memória, é necessário buscar ajuda profissional.
Por isso, preparamos quatro dicas que podem ajudar no recomeço diante do processo de luto.
5 providências legais após falecimento: informe-se!
Um período de três meses a um ano é a media de duração do luto, mas pode chegar a até dois anos. Se a tristeza não diminui e o indivíduo não consegue retomar a vida, fica o tempo todo se sentindo culpado e infeliz, o problema se torna um luto patológico.
Após morte do ex-governador de Pernambuco e candidato à Presidência, Eduardo Campos, em trágico acidente de avião na quarta-feira (, a presidenta Dilma Rousseff decretou luto oficial de três dias. ... O luto oficial é a forma do Brasil demonstrar sentimento de pesar ou dor pela morte de alguém.
O luto oficial é uma forma de manifestação de tristeza e reconhecimento dos serviços prestados ao município.
O Luto Oficial é o sentimento de pesar ou dor pela morte de alguém, proposto por uma autoridade legalmente constituída. Pela regra as autoridades que decretam luto oficial são o Presidente da República, para todo território nacional, o Governador e o Prefeito Municipal em suas respectivas unidades federativas.