O transporte de água pelo corpo do vegetal pode ser explicado, principalmente, pelo surgimento da pressão positiva da raiz e pela teoria da coesão-tensão. A água é transportada pela planta da raiz até as folhas por meio do xilema, um tecido condutor.
Dentre os principais movimentos podemos citar: as ondas, as marés e as correntes marítimas. As ondas são movimentos provocados pelo vento, que sopra sobre a superfície das águas oceânicas. Quando as ondas se aproximam do litoral, elas se dobram e se quebram. Áreas de mar aberto apresentam ondas maiores.
A curva de retenção é uma curva que relaciona o teor ou o conteúdo de água no solo com a força (tensão) com que ela está retida pelo mesmo. A avaliação da curva de retenção permite uma estimativa da disponibilidade de água no solo para as plantas, na profundidade de solo considerada.
A esse estado é atribuído o valor arbitrário Ψ0 = 0. Assim, o potencial Ψi da água no estado i. O potencial total da água é a soma de cinco componentes: térmica, de pressão, gravitacional, osmótica e matricial. O potencial térmico ΨT é de difícil medida, mas em geral considerado desprezível.
São fenômenos capilares que resultam da tensão superficial da água e de seu ângulo de contato com as partículas sólidas. O potencial matricial está diretamente ligado à umidade, quanto mais úmido o solo, maior será o seu potencial. Segundo REICHARDT (1985, p.
O conceito de potencial hídrico (ψw) é bastante importante para a compreensão das relações hídricas nas plantas e entre estas e o meio exterior (solo e atmosfera). O potencial hídrico representa o potencial químico da água, ou seja, a energia livre associada às moléculas de água.
água capilar Água da zona de aeração retida na superficie das partículas do solo por tensão superficial e que migra. Água da zona de aeração retida na superficie das partículas do solo por tensão superficial e que migra, a partir do lençol freático, para cima, pelo processo de capilaridade.
– Água adsorvida – uma parte da água que está adsorvida como uma camada muito fina nas superfícies internas e externas dos coloides macromoleculares (amidos, pectinas, celuloses e proteínas) por meio de Força de Van der Waals e formação de ligação hidrogênio.
Pela fotossíntese, a planta puxa a água do fundo da terra e joga essa umidade na atmosfera. A umidade do ar ajuda a baixar as partículas poluentes em suspensão. Isso melhora a saúde das pessoas. Além disso, também ajuda a formar nuvens e um clima propício para as chuvas.
Para as plantas terrestres, o solo é o reservatório natural de água. ... A água está presente no solo sob diferentes formas. Uma pequena fração está quimicamente ligada às partículas do solo, formando uma película líquida que é a ÁGUA HIGROSCÓPICA, inclusive não utilizada pela planta.
Significado de Higroscópico adjetivo Capaz de absorver a umidade do ar. Relacionado com higroscópio; que se refere ao instrumento usado para medir a umidade do ar. Etimologia (origem da palavra higroscópico). Higroscopia + ico.
As determinações analíticas descritas são feitas nas amostras secas ao ar, destorroadas e passadas em peneira de 20 cm de diâmetro e malha de 2 mm (terra fina seca ao ar - TFSA). ...
A determinação da massa específica dos grãos de solo Retira-se todo o material do picnômetro e adiciona-se água destilada. Após a retirada do ar com auxilio de uma bomba de vácuo e/ou banho-maria, determina-se a massa do conjunto (picnômetro + água).
SIGNIFICADO DE GRAU DE COMPACTAÇÃO Índice que determina a compatibilidade que um terreno deve assumir após o trabalho de apiloamento do mesmo.