Sistema visual Estimular esse sentido é relativamente fácil, pois uma simples mudança de ambiente ou luminosidade já o faz. Em sala de aula, a simples ação de mudar a decoração, colocar desenhos nos murais, abusar das cores, já estimulam essa percepção.
Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio. Consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos.
Basicamente é preciso ser rápido nos itens observação e orientação para tomar decisões e, então, agir.
Os testes de percepção da fala, designados para crianças, devem usar palavras familiares e sua apresentação por meio de viva voz seria mais adequada 1,2, por facilitar a apresentação dos estímulos durante o período de sua atenção.
Em resumo, uma boa percepção espacial é a habilidade para se situar, se mover, se orientar, tomar múltiplas decisões, analisar situações e representações do que acontece ao nosso redor e o relacionamento que o corpo tem com isso.
As habilidades visuoespaciais são necessárias para a execução de diversas tarefas de vida diária que envolvem a percepção e manipulação de informações espaciais, como dirigir, andar de bicicleta, traçar uma rota para chegar em algum lugar ou até mesmo se localizar no espaço ou localizar algum objeto perdido.
A percepção espacial e temporal é indicada como um possível fator de interferência no aprendizado da criança, desde o motor até outras áreas relacionadas à escolarização da criança num todo, como a alfabetização.
É a capacidade que o indivíduo tem de situar-se e orientar-se em relação aos objetos, às pessoas e ao seu próprio corpo em um determinado espaço. É saber localizar o que está à direita ou à esquerda; à frente ou atrás; acima ou abaixo de si, ou ainda, um objeto em relação a outro.
A organização e estruturação espaço temporal faz parte do desenvolvimento infantil e são processos diretamente relacionados ao bom rendimento na escola. ... Isso quer dizer que a partir do conhecimento e percepção do próprio corpo no espaço a criança percebe e se localiza no ambiente em que está inserida.
Atividades
Dias, semanas, meses, anos, estações; Caráter irreversível (já passou); Tempo subjetivo – momentos vividos percebidos como momentos de prazer ou de aborrecimento; Tempo objetivo – matemático: horas de refeições, atividades específicas (...).
A estruturação espacial nada mais é do que a orientação do corpo no espaço, situando-se para encontrar um determinado objeto ou pessoa. A estruturação temporal é a habilidade de colocar-se e ajeitar-se em função dos diversos acontecimentos, da variação dos períodos de forma inconvertível do tempo.
Esquema corporal é a consciência do corpo como meio de comunicação consigo mesmo e com o meio. Um bom desenvolvimento do esquema corporal pressupõe uma boa evolução da motricidade, das percepções espaciais e temporais, e da afetividade.
O movimento rítmico é econômico e harmônico. O ritmo na psicomotricidade também é muito usado na educação da coordenação motora. São objetivos do Ritmo: ... Por exemplo, pular corda, pois este movimento diz respeito à movimentação própria de cada um.
O sentido de ritmo é muito mais amplo do que apenas o sentido musical, inclui um senso de equilíbrio nos ritmos dos movimentos físicos, da mente e da aprendizagem corporal. Nota-se que desde pequenas, as crianças são atraídas por objetos que produzem som, barulho ou até mesmo pelos instrumentos musicais.
Para saber como estimular corretamente as áreas psicomotoras e contribuir no processo de desenvolvimento da criança, é preciso conhecer cada uma elas.
Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.
A educação psicomotora pode evitar vários problemas como a má concentração, Essa criança não apresentará problemas psicomotores e, com certeza, será bem-sucedida, tanto do ponto de vista da aprendizagem escolar, como afetiva e socialmente. ...