Esterilização de materiais por meios físicos
Eles são caracterizados, em suma, pela interação entre compostos químicos. Os métodos químicos líquidos utilizam glutaraldeído, peróxido de hidrogênio, formaldeído ou ácido peracético. Já a esterilização de material cirúrgico pela forma gasosa utiliza o óxido de etileno.
Como esterilizar cotonetes
Moldeiras metálicas devem ser limpas (veja instruções para instrumental) e esterilizadas em estufa ou autoclave. Planos oclusais ou registros são imersos em iodóforos ou álcool 70% durante 10 minutos para se obter desinfecção satisfatória.
Moldes devem ser lavados com água corrente e de forma alguma pode-se usar ar ou vapor para secagem, pois isso resulta na geração de aerossóis e risco biológico. Deve-se deixar a água escorrer no mesmo local em que se usou a água corrente. A desinfecção é a remoção dos microorganismos patogênicos dos objetos.
O TNT comum vendido em rolos para confeccionar aventais não é adequado como embalagem para esterilização. Vale o lembrete que os não-tecidos para confecção de campos e aventais cirúrgicos devem ser cuidadosamente escolhidos para que possam fornecer a barreira adequada.
Os instrumentos a serem esterelizados devem permanecer a uma temperatura de 170ºC por 1 (uma) hora ou 160ºC por 2 (duas) horas, acondicionados em caixa metálica fechada ou embrulhados em papel laminado.