Os materiais escolares eram totalmente diferentes, eles utilizavam a caneta-tinteiro, o mata-borrão para absorver o excesso de tinta no papel e os livros sem gravuras e as carteiras na sala de aula eram duplas. ...
1982 O ensino profissionalizante deixa de ser obrigatório no nível médio, sendo retomada a ênfase para a formação geral. A disciplina de Filosofia ressurge como optativa.
Pesadões, de madeira e ferro, com pés que podiam ser pregados no chão, possivelmente para evitar que a criançada os arrastasse pela sala de aula, fazendo inevitável algazarra, a cada início ou fim de um dia de aulas.
Desde os tempos mais primórdios, os egípcios já utilizavam grande parte dos modelos de móveis que conhecemos hoje, como bancos, cadeiras, camas e mesas. A mobília egípcia divide-se em móveis cerimoniais, associados à representação de poder, com uso de simbolismos, como por exemplo, o trono.
Antigamente eles eram engomados, cheios de babados e pregas, os alunos usavam sapatos de couro e até gravata. ... A origem dos uniformes foi inspirada nos militares do exército, para que todos se vestissem igualmente, garantindo a organização, identificação e segurança dos alunos.
O caderno era o de brochura (capa e conteúdo grampeados pelo centro). Cadernos Existiam vários cadernos, de acordo com sua ocupação, de linguagem, de desenho, de tarefas e outros mais. Era arrancar uma folha e, despencar o caderno inteiro. E poderia viver cheio de “orelhas”.
Antigamente a educação infantil era pouco apreciada no mundo todo, não diferente aqui no Brasil, quando surgiram as instituições de educação infantil eram resumidamente um “depósito de crianças”, onde só cuidavam e não educavam, ou seja, as crianças não tinham contato algum com o conhecimento, não tinham ensino- ...
As crianças de antigamente comemoravam quando conseguiam chegar ao final do dia sem levar uma surra. A maneira mais sensata de ensinar seus filhos andar de bicicleta é dar a ele bicicletas com rodinhas e ficar do seu lado nas primeiras pedaladas.
Antigamente, o modelo familiar predominante era o patriarcal, patrimonial e matrimonial. ... A família era constituída unicamente pelo casamento, não havia que se falar em nenhum outro meio de constituição familiar, como a união estável.