Tratamento da fissura anal Anestésicos tópicos aplicados na região anal (como benzocaína ou lidocaína) ou um banho de assento morno (não quente) de 10 a 15 minutos após cada evacuação aliviam o desconforto e ajudam a aumentar o fluxo sanguíneo, o que promove a cicatrização.
O tratamento é orientado pelo proctologista, de acordo com a causa da inflamação e incluem antibióticos ou remédios com efeito anti-inflamatório, como corticóides, mesalazina ou sulfassalazina, por exemplo, por via oral ou retal.
A proctite é uma inflamação do revestimento interno do reto (mucosa retal). A inflamação tem muitas causas, incluindo infecções ou radioterapia. Dependendo de sua causa, a proctite pode ser indolor ou muito dolorida.
O tratamento da RA com medicamentos tópicos intra-retais como enemas de corticóide 7, sucralfato 8,9 e 5-ASA 10 têm resposta limitada e os sintomas podem persistir por até vários anos após o início do tratamento.
A retite é uma inflamação do reto, mais precisamente da mucosa retal, parede que reveste o interior desse tubo digestivo. Ela pode ser classificada como aguda (pontual e de resolução rápida) ou crônica (que exige tratamento mais prolongado) e pode se manifestar por dores retais e escoamentos anormais pelo ânus.
A retocolite ulcerativa (RCU) ou colite é uma doença inflamatória intestinal (DII) crônica não contagiosa, em que há inflamação e ulcerações no intestino grosso (cólon) e no reto em sua camada mais superficial, a mucosa. Esse processo provoca sintomas como diarreia, hemorragia, cólicas e febre.
O que não comer para colite ulcerativa
Por definição, colite é a inflamação do Cólon. Mas hoje em dia o termo é associado a diversas causas. Cada uma delas é uma patologia diferente, com indicações distintas. Em uma definição ampla, a colite é uma inflamação intestinal que causa ocorrências como a alternância entre diarreia e prisão de ventre.
A ingestão de alimentos refinados, ricos em gordura e açúcar ou então industrializados contribui para uma série de problemas: ganho de peso, resistência baixa, cansaço, pele opaca e um sério desequilíbrio da flora intestinal chamado disbiose.
Quando a flora intestinal está muito afetada é comum o surgimento de sintomas relacionados com o mau funcionamento do intestino como excesso de gases intestinais, diarreia ou até prisão de ventre frequente.