3) Como consequências das Grandes Navegações podemos citar, EXCETO: a) fortalecimento da burguesia; b) ampliação da fé cristã; c) dominação dos povos colonizados; d) o fracasso desse empreendimento comercial.
O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.
É possível destacar alguns fatores, como a posição geográfica favorável, o fato de Portugal estar precocemente unificado em comparação com outros Estados europeus e receber o apoio da burguesia comercial, além do contato com conhecimentos trazidos por outros povos, como árabes e chineses, por exemplo, a bússola, a ...
Da mesma maneira, o pioneirismo ibérico nas grandes navegações se deve ao fato de que os lusitanos realizavam comércio desde a idade média, e foram expandindo seus laços comerciais com outras nações; por terem território periférico acabaram se especializando no comércio marítimo.