Não tem indicação para longo prazo de uso, podendo ficar por 5 a 7 dias. – Sonda esofágica –Este tipo de tubo é maior do que um tubo naso-gástrico e entra no esofago através de uma pequena incisão no pescoço. O gato deve ser anestesiados para colocar este tipo de sonda.
A sonda esofágica é uma ferramenta que pode nos ajudar para tratar bezerras doentes, que necessitam de hidratação, ou para administrar colostro para as recém-nascidas. A sua utilização de forma adequada, porém, é fundamental para o sucesso, pois ela pode causar danos ao animal se for usada de maneira inadequada.
O principal tratamento é a alimentação e para fazer a quantidade calórica ideal muitas vezes precisamos colocar um tubo esofágico no animal. Este tubo pode ficar meses no animal até a reversão do quadro. Os gatos que conseguimos alimentar adequadamente têm maior probabilidade de cura.
É uma anormalidade freqüente em cães e gatos com doenças hepáticas, acometendo cerca de 20% dos cães e de 30% a 40% dos gatos [1]. A Lipidose hepática (LH), Complexo colângio- hepatite (CH), Tríade felina e Micoplasmose são as principais causas de icterícia em pacientes felinos [2].
E claro, sem falar em marcas, existem linhas exclusivas para os felinos:
Um conselho para todos aqueles que possuem felinos em casa e tentam tirar pelo de gato da roupa: andem sempre com fita adesiva na bolsa. Ao notar que sua peça de roupa está cheia de pelos, enrole a fita adesiva na mão. Passe ligeiramente a fita pelo tecido, dando umas “batidinhas”, fazendo com que os pelos grudem nela.
O banho pode ser suficiente para deixar o pelo do gato bonito e brilhante. Mas caso o animal tenha pelo longo, embolado ou embaraçado, escovar depois do banho ajuda o pelo a ficar mais bonito. Dê um petisco ao bichinho. O banho pode ser estressante para muitos gatos, então dê uma recompensa ao animal.
5 cuidados essenciais com os gatos peludos
Como eliminar os nós?
Um gato soltando muito pelo, na maioria das vezes, significa apenas que eles estão passando por processos naturais, como: O ciclo folicular, que é comum a todas as raças de gato, porém soltam mais pelos aquelas raças que têm esse ciclo mais rápido.
Prevenindo a formação de bolas de pelo
Aqui estão alguns sinais que podem indicar que um gato está engasgado:
As principais causas são longos períodos de jejum, parasitas ou algum objeto que ele tenha engolido. Já o gato vomitando espuma branca pode ter relação com irritações no sistema digestivo, como a gastrite. O gato vomitando um líquido marrom (e às vezes com pedaços de ração) pode indicar problemas alimentares.
Para resolver este tipo de vômito pode escovar o seu gato, lembre-se que é especialmente importante realizar uma boa escovação nas raças de pelo comprido, além disso pode dar valeriana ao seu gato, a valeriana é uma planta que o seu gato pode comer e que ajuda a desintoxicar-se.
Seu gato não te deixa dormir? Saiba o que fazer!
Rotina: os gatos costumam lidar bem com a rotina e você pode aproveitar isso. Procure criar um ritual antes de ir dormir, seja com brincadeiras ou demonstrando que está na hora de irem para a cama. Se você possui o hábito de dormir com as luzes apagadas, apague-as indicando que a hora de dormir se aproxima.